Projeto Jogada Bacana comemora primeiro ano de transformações

Publicado em: 25 de julho de 2019

A inclusão social e a consequente redução da desigualdade, com a promoção da cidadania tem sido uma das pautas centrais da gestão da prefeita Marcella Fonseca. Há um ano em funcionamento, o Projeto Jogada Bacana vem transformando a vida de mais de 300 crianças em Pirapora.

Lançado em junho de 2018, o projeto viabilizado pela Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais (Sefam), Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc) em parceria com a Associação Pingo de Luz, está distribuído em sete núcleos nos bairros: Aparecida, Bom Jesus 2, Cidade Jardim, Santa Mariana, São João, São Geraldo e Industrial.

Com acompanhamento de profissionais e monitores, nos núcleos são desenvolvidas atividades físicas e lúdicas com as crianças participantes, nas manhãs e tardes de terças e quintas-feiras, conforme os planejamentos mensais elaborados. O principal objetivo é amenizar e eliminar os riscos que a vulnerabilidade social oferece para os jovens contemplados pelo projeto.

O público alvo são crianças entre 9 e 14 anos, em situação socialmente desfavorável, as quais são referenciadas pelos equipamentos sociais da Sefam, que é quem define os participantes, com a chancela do Conselho Tutelar. Ainda há a exigência da frequência escolar de pelo menos 80% e de bom desempenho nos estudos, para se manter no Jogada Bacana, que é executado no contra turno escolar.

1º Encontro do Jogada Bacana

Para comemorar o primeiro ano de operação, a Sejuc, Sefam e Associação Pingo de Luz realizarão na manhã desta sexta-feira (26/07), o 1º Encontro dos núcleos do projeto Jogada Bacana, no Ginásio Poliesportivo.

Serão desenvolvidas palestras, apresentações culturais e atividades para todas as crianças participantes. De acordo com o coordenador geral do Jogada Bacana, Joel Dalton, "será o momento de integração e troca de experiências entre os núcleos e os seus monitores, para mais fortalecimento e impulso do projeto". Afirmou o coordenador.