Seminário focado no combate ao trabalho infantil

Publicado em: 15 de junho de 2018

Pirapora foi palco de um grande Seminário cujo tema é a preocupação com o avanço da exploração ao trabalho infantil. A Prefeitura e a Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM) promoveram, dia 13/06, no Centro de Convenções, esse importante evento que contou com participação efetiva do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) que tomaram à frente na realização do ato.

O Seminário teve palestra proferida pelo Juiz do Trabalho, dr. Marcelo Palma de Brito, que explanou sobre a importância de todos terem consciência dessa prática abusiva em desfavor das crianças. Ele citou as piores formas do trabalho e a legislação brasileira nesse ramo. “Uma das principais ferramentas contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais”. Ele parabenizou a participação do publico no Seminário e elogiou o trabalho do poder público municipal frente à iniciativa da realização desse gênero de eventos, que, segundo informou, precisa acontecer mais em Pirapora.

De acordo com a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloisa Alves de Almeida Gribel, “nossa missão é alertar a sociedade de Pirapora e região acerca dos diferentes núcleos dos governos (federal, estadual e municipal) sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Por isso, aqui estamos: trabalhando em prol da coletividade em alertar que essa exploração é crime e precisa acabar”.

Segundo disse Dra. Clarrisa Lino, psicóloga da SEFAM, “neste seminário foi possível promover a reflexão sobre o Trabalho Infantil. Um debate bastante rico, no qual ficou claro que só conseguiremos retirar as crianças e os adolescentes dessa condição com a parceria de todos que atendem esse público, ou seja, profissionais da saúde, educação, assistência social e do Sistema de Garantia de Direitos. O Seminário também contou com a participação dos adolescentes do NUCA  (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) que ajudaram a coordenar, concretizando uma atuação tendo em vista o protagonismo juvenil”, afirmou a referência técnica em vigilância socioassistencial.

Ao final do evento, os equipamentos sociais (CRAS e Conselho Tutelar) de Pirapora receberam materiais lúdicos a serem utilizados com crianças e adolescentes para identificar o trabalho infantil