Prejuízo à comunidade

Publicado em: 4 de maio de 2017

Os dois últimos feriados prolongados deixaram na comunidade escolar de Pirapora uma marca triste devido ao vandalismo e assalto a algumas unidades de ensino. O desrespeito ao ambiente escolar incomoda ainda mais a Secretaria Municipal de Educação devido ao número de assaltos nestes primeiros meses do ano, pois oito unidades de ensino foram invadidas.

“Sabemos que vários fatores sociais influenciam na quantidade de invasões. Mas, precisamos que a comunidade entenda e abrace essa causa pelo bem do patrimônio público que atende a educação das nossas crianças do município. É uma jornada de sensibilização de todos em volta da instituição para prevenir ações como estas”, clamou a Secretária Mara Bianca Santos Lopes Cardoso.

Todos os produtos são fundamentais para o trabalho nas unidades, esses furtos afetam diretamente na qualidade do atendimento às crianças. “Além do prejuízo financeiro fica a sensação de tristeza em saber que recursos imprescindíveis para o ensino dos alunos foram desperdiçados”, reforçou a secretária.

Outro fator alarmante é a reincidência dos furtos. “As escolas municipais Coeli Ribas e Mathilde Cordeiro, por exemplo, foram invadidas mais de duas vezes, cada uma. Já a creche do bairro Cícero Passos além de ter sido arrombada, assaltantes levaram os pertences de uma conselheira tutelar no momento em que entraria na unidade para uma visita. É preocupante”, enfatiza  Rodrigo Barbosa, responsável pela Gestão de Políticas Públicas e Pedagógicas da SEMED.

No momento a SEMED articula com as instituições de segurança pública estratégias para reforçar o setor no atendimento às unidades de ensino. Ainda assim, a secretária Mara Bianca reforça o pedido: “Contamos com o pleno esforço da Guarda Municipal. Ainda assim, todos precisam dialogar sobre a segurança pública, pois só em conjunto é que conseguiremos construir uma rede de proteção à nossa comunidade escolar”.