Projeto Social mobiliza moradores

Publicado em: 20 de março de 2017

Um novo Projeto Social começou a ser implantado no Residencial Morada do Sol – Shekinah, em Pirapora. O primeiro ato aconteceu na tarde do último sábado, 18/03 e contou com a presença de centenas de moradores. A ação consiste, no primeiro momento, apresentar aos cidadãos a “Moradia Urbana com Tecnologia Social”. Para isso, a prefeitura, por meio da secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), promoveu uma Assembleia, na qual foi apresentada, pela Fundação Banco do Brasil todo o projeto que abrange quatro tecnologias: horta comunitária, biblioteca comunitária, joias recicláveis (coleta e destinação adequada de material reciclável) e compostagem (produção de adubo através do lixo).

As moradoras Luiza Gonzaga e Janielly dos Santos, ambas domésticas, moram na rua Curitiba, bairro São Geraldo. Elas avaliaram como positiva essa mobilização. “Achamos ótimo. Foi tudo muito bom porque explicaram para a gente como as ações irão funcionar. Serviu para entender que unidos podemos participar mais”.

Tereza Yaegaschi, assistente social, foi uma das responsáveis pelo evento. Para, ela, “foi um sucesso. Superou expectativas. E o primeiro impacto foi perceber que os moradores estão curiosos e isso é importante pra gente estreitar a relação entre o poder público e a sociedade. Agradeço o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Planejamento, Emutur, SAAE, Polícia Militar e, sobretudo da SEFAM pelo amplo apoio dedicado”.

A secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, explicou que a Fundação Banco do Brasil contratou, por meio de licitação, a Organização Não Governamental INSEA, na qual fará, junto com a Rede Interação (empresa de São Paulo), todo o projeto escolhido pelos moradores. “Nossa primeira missão foi cumprida com sucesso. Qual seja: mobilizar os moradores para eles participarem e decidirem o futuro de sua região. Agora é trabalhar para concretizar o Projeto e, de fato, fazer as coisas acontecerem. A prefeita Marcella está acompanhando, de perto, todos as etapas da ‘Moradia Urbana com tecnologia Social”, concluiu.