Pirapora sedia seminário para organização dos serviços do CEM

Publicado em: 10 de março de 2017

Representantes de 12 municípios integrados ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) compareceram no Centro de Educação Permanente a Saúde de Pirapora, no dia 9 de março, para participar de um seminário realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Gerência Regional de Saúde (GRS), com o objetivo de fortalecer os processos de trabalho do CEM/ Pirapora e Coração de Jesus.

Para a coordenadora estadual de Gestão Especializada, Karina Oliveira, o grande desafio se encontra na Atenção Primária que precisa atender aos critérios estabelecidos pelo Estado. “Os encaminhamentos inadequados estão gerando uma alta demanda de exames e retornos, impossibilitando a priorização para os casos com maior necessidade destes procedimentos. Portanto é necessário à organização do empoderamento da atenção básica em relação aos protocolos de acesso ao CEM, e é fundamental que, os médicos tanto da Atenção Primária, quanto do CEM se apropriem das diretrizes do programa e dos fluxos, para garantir à assistência adequada para a população beneficiada”, ressaltou.

Ela explicou também que o Estado tem o papel de acompanhar, supervisionar, orientar e fiscalizar as ações relativas à execução do CEM. “Esse acompanhamento é feito de forma direta e indireta, seja pela unidade regional e central, e o monitoramento indireto por meio de banco de dados. Além disso, o Estado oferece o recurso quadrimestral para o financiamento do serviço”, destacou a coordenadora.

O secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves salientou que a discussão é necessária, uma vez que Pirapora é município piloto desse projeto do Estado, “as fragilidades do serviço que foram encontradas, contribuirão para melhorar o fluxo de trabalho, e ofertar a consulta e exames pactuados no CEM para as duas regiões de saúde, Pirapora e Coração de Jesus, garantindo informações aos 12 municípios e as equipes sobre os usuários em acompanhamento e assistência conforme os protocolos clínicos da SES-MG”, concluiu.