O engajamento popular é a base da cidade

Publicado em: 6 de fevereiro de 2019

Fundamental no planejamento urbano e estrutural das cidades, o Plano Diretor (regulamentado por meio do Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001) atua como determinante nas principais diretrizes de crescimento e desenvolvimento de um munícipio. Mesmo assim, para que as projeções deste documento sejam implementadas, é primordial o engajamento da população, além da atuação da administração municipal.

Um exemplo é limpeza urbana. Sua manutenção está prevista a partir do artigo quinto do Código de Postura do Município (Lei Municipal 1.475/97) prevê detalhadamente a obrigação da Prefeitura Municipal de zelar pela higiene pública e também a conscientização e a colaboração de todos os moradores. O código de posturas é uma das leis contempladas pelo Plano Diretor de Pirapora, que está em revisão.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Pirapora, segue um cronograma de limpeza diário, que garante melhorias em todo o perímetro urbano.  Os serviços são realizados por servidores e também beneficiários do Programa Frente de trabalho.

De acordo com o secretário Ildemar Cordeiro, mesmo com todas ações, parte da população não tem colaborado com a responsabilidade de manter a cidade limpa: “Temos dificuldades diversas, que atrapalham o bom andamento do trabalho. São lotes abandonados, com muito mato e lixo, animais soltos em vias públicas e até mesmo descaso de alguns moradores, com a própria residência.”

Para o secretário, a população só tem a ganhar com a revisão do Plano Diretor em Pirapora, principalmente quanto à conscientização e entendimento de todos na importância de manter a cidade limpa. “Com o nosso novo Plano Diretor, teremos mais condições de orientarmos e fiscalizarmos nossos atos e suas consequências, enquanto cidadãos, em prol de uma cidade cada vez melhor”, destacou Ildemar Cordeiro.

Acompanhe semanalmente as matérias que divulgam os detalhes da Revisão do Plano diretor e os setores envolvidos.