2º Encontro Formativo para orientadores educacionais foi realizado pela SEMED

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Pirapora promoveu o 2º Encontro Formativo com a temática: “Diálogo com os orientadores educacionais da Rede de Ensino Municipal – Ressignificando Ações”, na manhã desta quinta-feira (31/10) no prédio da secretaria. Conforme os objetivos propostos, os profissionais participaram de dinâmicas para a evolução no planejamento e na priorização das ações a serem desenvolvidas na rotina escolar.

Considerando que “Ressignificar ações é repensar um novo sentido, um novo significado”, a manhã de trabalho, preparada pela Diretoria do Ensino Fundamental e a Equipe de Formação da SEMED, desenvolveu discussões, análises e o aprofundamento de conhecimentos dos processos que envolvem os orientadores educacionais, seja dentro ou fora do ambiente escolar.

De acordo com a SEMED, “cada escola e respectiva comunidade tem as suas particularidades, mas todas se interligam com as suas realidades, desafios e necessidades de aprimoramentos. As dinâmicas provocaram rodas de conversa sobre os diversos temas e aspectos, para a proposição e revisão das práticas pedagógicas apropriadas”.

SEFAM ENCERRA MÊS DE OUTUBRO DEDICADO AOS IDOSOS

O mês de outubro chegou ao fim, mas o trabalho e ações que a Prefeitura de Pirapora realizou no período continuam.

Diversos momentos foram realizados, entre eles, missa e culto em ação de graças, roda de conversas nos CRAS, momento musical, oficina de artesanato, o 1° Fórum dedicado a pessoa idosa e um momento de lazer na Feirinha das Mulheres Empreendedoras.

Ter um mês dedicado a melhor idade é importante para celebrar a valorização e os direitos dessa população, reconhecendo sua importância e contribuição para a sociedade. Os trabalhos realizados pela Secretaria da Família e Políticas Sociais, através do Centro de Referência do Idoso continuam ao longo do ano, facilitando o acesso da população as políticas sociais.

Em novembro a programação será voltada para luta contra a violência sofrida por meninas e mulheres, através dos 21 dias de ativismo. A SEFAM tem preparado vários momentos, por meio do Centro de Referência da Mulher e parceiros, todos em busca de igualdade e fim da violência de gênero.

Com apoio da Prefeitura, evento de airsoft agitou Pirapora

Com o apoio da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), foi realizado em Pirapora o maior evento de airsoft na história dessa modalidade no município. A segunda edição da “Invasão da Amazônia” no último domingo (27/10), registrou a participação de 150 atiradores e 11 equipes, que representaram Pirapora, Várzea da Palma, Montes Claros, Patos de Minas, Belo Horizonte, Coração de Jesus e Curvelo.

Para as quatro horas de batalha na antiga Fábrica Grisbe, as equipes foram divididas para a simulação do confronto Exército Brasileiro x Exército Americano, com a participação surpresa de um Exército Mercenário, para dificultar ainda mais o nível do combate. De acordo com a organização, neste evento, o número de participantes dobrou em relação à primeira edição, competida em 2023.

Já reconhecido como modalidade esportiva no Brasil, por meio da Lei nº 7.545/2024, o airsoft é um jogo que exige estratégia dos participantes em simulações de operações policiais, militares ou apenas de recreação. Nas disputas, os jogadores utilizam armas de pressão que são réplicas bem fiéis aos modelos utilizados nos combates reais. No entanto, elas não oferecem riscos aos usuários, já que a munição utilizada são esferas plásticas.

Pirapora se prepara para o período chuvoso

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, recebeu em seu gabinete na tarde de ontem, 30/10, a coordenadora da Defesa Civil, Carla Diana para alinhar as ações preventivas e emergenciais que deverão ser adotadas durante o período chuvoso que se iniciou em outubro e vai até março de 2025.

Participaram da reunião, setor operacional COMPDEC (Paulo Roberto), o presidente da EMUTUR, Elton Jackson, o comandante da Guarda Municipal, Jefferson Moura, os secretários municipais, de Obras (Luciano Rodrigues), Infraestrutura (Dema Alecrim), Políticas Sociais (Bilu Diniz) e Educação (Jacqueline Guimarães), o presidente da câmara, Maurisim e representantes do SAAE, Edmundo e secretaria de governo Flávio Santos.

A reunião faz parte do plano de contingência que coloca a equipe em “Atenção” para em caso de eventual situação de emergência todos estejam preparados para atuar e atender a população o mais breve possível, atuando de maneira mitigatória minimizando os possíveis impactos e prejuízos que podem ser causados por grandes volumes pluviométricos.

A coordenadora de Defesa Civil, orienta os munícipes que se cadastrem no serviço gratuito de envio de mensagens de alerta de riscos de desastres e emergências por SMS, enviando mensagem com o CEP de interesse no número 40199 para receber os alertas.

OFICINA DE ARTESANATO COM AS FLORES DO CERRADO

A Prefeitura de Pirapora, junto da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), através do Centro de Referência da Mulher e EMATER realizou na tarde de quarta-feira, 30/10, uma oficina de artesanato com o grupo Flores do Cerrado.

O encontro aconteceu no Mercado Municipal e contou com a participação das mulheres do campo e teve como objetivo fortalecer vínculos, trabalhar auto estima, cuidado e ensinar novos ofícios para o grupo que é formado por 40 mulheres.

As oficinas com as Flores do Cerrado são realizadas periodicamente com auxilio do CREMP, EMATER e parcerias.
“Essa oficina partiu da necessidade de criar esse momento com o Flores do Cerrado para confeccionar peças de artesanatos que vamos levar para o I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e Meninas Negras no dia 19 de novembro, na oportunidade faremos uma mostra de artesanatos” comentou Kênia Barros, coordenadora do CREMP.

Pirapora inicia ações do programa Miguilim

O Programa Miguilim é uma política intersetorial entre a saúde e a educação, que visa a promoção da saúde de crianças e adolescentes.

Por meio do programa é realizada a avaliação de acuidade visual dos educandos, por profissionais da rede pública. A SESAU está presente durante as avaliações para dar suporte e lançamento de indicadores.

A SESAU e a SEMED implementam tal política em parceria, e a Escola Municipal Dona Cândida foi escolhida para o início das ações, que começaram no dia 29 em Pirapora. O programa começou pelas faixas etárias 5, 6 e 7 anos.

“O público alvo são educandos de 5 a 18 anos da rede pública de educação, mas as triagens não serão realizadas simultaneamente, serão organizados cronogramas por territórios, e respectivas escolas”, destacou a coordenadora de saúde, Priscilla Miranda.

Saiba como se proteger e prevenir a Dengue

Com a chegada das chuvas, e o aumento dos casos de dengue no país, os especialistas alertam sobre a importância de tomar medidas preventivas para evitar a transmissão da doença.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, erupções cutâneas e problemas gastrointestinais.
Para proteger a sua família, elimine recipientes com água parada, pois o mosquito Aedes aegypti se reproduz nestes reservatórios.
“Mantenha sua residência limpa e organizada para evitar a proliferação do mosquito, atenção especial para as calhas, caixas de passagem, pratos e vasos de plantas. Instale telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito. Elimine de sua residência, qualquer fonte de água parada e lixo acumulado”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Luana Soares.
A Sesau Pirapora também orienta, no caso de contrair a dengue e apresentar os sintomas, a pessoa deve procurar o atendimento médico nas unidades de saúde. Siga as orientações médicas, e complete o tratamento. Descanse e evite atividades físicas intensas.
“A prevenção é a melhor forma de evitar a transmissão da dengue. Tome medidas preventivas e proteja-se e sua família”, relatou o secretário de saúde de Pirapora, Rafael Lana.
Especialistas também recomendam o uso de repelentes de insetos e roupas longas e fechadas, em áreas de risco.

Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora

Comunicamos a convocação da plenária, por segmento representativo, para a Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora – MG, mandato /2025 a 2027.

O presente Edital tem o objetivo de regulamentar a eleição e indicação das instituições, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos de usuários, profissionais e trabalhadores da saúde para compor e exercer mandato no Conselho Municipal de Saúde no período de 09 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2027.

O Presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde de Pirapora/MG (CMS), designada pelo o seu pleno em 03 de outubro de 2024, torna, mediante as condições estipuladas no Regimento Eleitoral e demais normas pertinentes, o presente EDITAL (segue em anexo), nos termos da Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, da Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, da Lei 1.137 de 06 de junho de 1997 da Resolução CNS nº 453, de 10 de maio de 2012, e da resolução CMS nº 097 de 30 de outubro de 2019 e Lei Municipal nº 2457/2020.

 As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

 

I – 50% das organizações representativas do segmento de usuários;

II – 25% das organizações representativas do segmento de

trabalhadores da

área da saúde;

III – 25% das organizações representativas do segmento de governo e

prestadores de serviços na saúde pública.

Acesse o link: Edital Eleições CMS 2025-2027 (5)

Viagem Pedagógica ampliou conhecimentos de alunos e consolidou projeto da Escola Municipal Mathilde Cordeiro

Os alunos das turmas do 4º ano da Escola Municipal Mathilde Cordeiro de Aquino vivenciaram, nesta semana, uma experiência inédita, que agregou diversão com a expansão de conhecimentos, através da prática. Na programação de encerramento do Projeto Vida: Cuidar de mim, do outro e do mundo”, desenvolvido nos últimos meses na unidade, os estudantes foram surpreendidos com uma Viagem Pedagógica, que teve como destino a cidade de Montes Claros, na terça-feira (22/10), onde participaram de passeios no Montes Claros Shopping Center e no Parque Municipal Milton Prates.

Na oportunidade, as crianças assistiram ao filme Robô Selvagem, em uma das sessões do Cinemais do shopping, quando puderam associar a temática do longa-metragem com os estudos feitos e habilidades adquiridas, previstas no Plano de Trabalho do referido projeto. Logo em seguida, a jornada foi finalizada no parque, com a recepção da equipe de Meio Ambiente do espaço que apresentou aos alunos a estrutura e transmitiu mais conhecimento e a conscientização sobre o cuidado com o mundo. O ponto alto desta visita, foi a dinâmica reflexiva “Abraço Coletivo” na árvore centenária Tamboril, que durante todo o ano mantém suas folhas vigorosas e exuberantes.

Sefam realiza 1° Fórum Municipal da Pessoa Idosa

O município de Pirapora avançou com um importante passo rumo a implementação e melhoria nas políticas sociais voltada para a melhor idade. A Prefeitura, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), junto com o Centro de Referência do Idoso (CRIP) realizou na tarde de quinta – feira (24/10) o 1° Fórum Municipal da Pessoa Idosa.

O evento foi uma homenagem ao dia 1º de outubro, data que o dia nacional e internacional da pessoa idosa é comemorado e foi instituído para celebrar a valorização e os direitos dessa população, reconhecendo sua importância e contribuição para a sociedade. A tarde contou com a palestra de Renata Martins Costa de Moura, vice-Presidência do Conselho Municipal do Idoso de BH. Ela falou sobre “Idadismo: a valorização da pessoa idosa como sujeito de direitos”.

Após a palestra os grupos de trabalho foram formados para propor melhorias e direcionamento a política pública do idoso. O Fórum contou com a participação da coordenadora do CRIP, Teresinha Mendes Medeiros Vaz, ela explicou sobre a existência do mês do idoso e sua importância e falou sobre o direito de envelhecer com qualidade e da obrigação do poder público em oferecer programas que favoreçam essa necessidade.

A secretária da Sefam, Bilu Diniz, falou sobre a valorização do idoso e convidou todos os presentes a refletir sobre como derrubar as barreiras do idadismo.

“O envelhecimento saudável abrange muito mais que cuidado médico, envolve carinho, respeito e atenção as necessidades individuais e inclusão. A pessoa idosa é um sujeito ativo em nossa sociedade que possui voz, história, conhecimento e sabedoria para compartilhar. Eles merecem o nosso apoio para que possam continuar participando da vida comunitária com dignidade” finalizou Bilu.

O evento foi encerrado com a apresentação dos grupos e finalização do documento construído.