Prefeitura de Pirapora oficializa cronograma de pagamentos da Lei Paulo Gustavo

O cronograma de pagamentos da Lei Paulo Gustavo (LPG) foi divulgado, oficialmente, pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC). Sendo assim, os pagamentos dos contemplados pela LPG em Pirapora serão feitos de acordo com a relação abaixo:

  • Proponentes aprovados do Edital 001 – Previsão de pagamentos entre os dias 20/02 à 01/03/2024;
  • Proponentes aprovados do Edital 002 – Previsão de pagamentos entre os dias 20/02 à 01/03/2024;
  • Proponentes aprovados do Edital 004 – Previsão de pagamentos entre os dias 26/02 à 01/03/2024;

Segundo a Comissão Especial de Seleção, 55 projetos/proponentes foram aprovados pela Lei Paulo Gustavo em Pirapora, sendo 06 projetos dentro do Edital 001 (Apoio a Produções Audiovisuais), 01 projeto dentro do Edital 002 (Apoio a Espaços de Exibição Audiovisual) e 48 proponentes enquadrados no Edital 004 (Premiação de Mestres e Artistas Barranqueiros). Reiterando informações anteriores, a SEJUC confirma que, em breve, outros editais serão abertos para os fazedores de Cultura do município. Portanto, fiquem atentos.

Mais 200 Cartões Feira para a População

A Prefeitura de Pirapora convida toda população para a entrega de mais 200 cartões feira. O evento será realizado no Mercado Central às 08:00h no sábado (24/02).

Com a entrega do final de semana, no total 1000 famílias serão beneficiadas. Uma vitória para o piraporense e marco municipal para proporcionar segurança alimentar, com produtos da agricultura familiar o que favorece a economia local e fortalece o micro produtor.

Modernidade: duplicação de avenida mudará entrada da cidade

A Prefeitura de Pirapora assinou ontem, 19, a ordem de serviço para a duplicação da Avenida Herculano Cintra Mourão, importante via de acesso do município, na entrada da cidade.

A duplicação e urbanização da avenida, que ainda contempla a revitalização de uma praça, além de remodelagem de rotários, visa melhor o acesso ao município e também dar um novo visual para a entrada da cidade.

“Os benefícios para a população e para a cidade supera qualquer crítica, essa obra vai garantir um melhor fluxo do trânsito nesta região, além de gerar conforto para pedestres e ciclistas, pois será uma via moderna com pista de caminhada e ciclovia, mas também é vital para impactar nossos turistas. Esta avenida será nosso cartão de visitas”, explicou o prefeito de Pirapora, Alex Cesar.

A duplicação da Herculano Mourão é mais uma obra totalmente subsidiada com recursos da Prefeitura de Pirapora, ou seja, outra ação que comprova a boa gestão do dinheiro público.

Trabalho, resultados e um grande salto nos recursos: Pirapora alcança a sua melhor pontuação da história no ICMS Esportivo

O trabalho sério, os investimentos e o comprometimento da Prefeitura de Pirapora com o Esporte para os piraporenses colocaram a cidade em um novo patamar. Conforme o último relatório do ICMS Esportivo (ano base 2022), divulgado pelo Governo de Minas, o município alcançou a sua melhor pontuação na história, graças a sua eficiência na organização e implementação de políticas públicas esportivas, garantidas em um Calendário Esportivo com multimodalidades e inclusivo.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE/MG), Pirapora atingiu 1.250 pontos, o que representa um aumento em seu resultado de mais de 467%, em relação ao ano de 2021. Dentre as 556 localidades avaliadas, a cidade ficou na 136ª posição do ranking. Por este desempenho histórico, Pirapora será recompensada com um salto na arrecadação do ICMS Esportivo: de R$ 600,00 mensais para mais de R$ 15.000,00 por mês.

“Este resultado representa um marco importante, ao considerarmos tudo o que vem sendo feito na infraestrutura, na promoção de eventos e no fomento do esporte em Pirapora. Quero agradecer ao prefeito Alex César por todo o respaldo e por acreditar em nosso planejamento e execução das nossas estratégias e ações. O Esporte em Pirapora tem um novo padrão de qualidade e acessibilidade, muito por conta de todo o trabalho dessa gestão”. Avaliou o secretário de Esporte, Alan Gitirana.

Outro aspecto pontuado pelo secretário é que existe uma expectativa ainda maior para os resultados do ano base de 2023, levando em conta o aumento substancial de eventos realizados e apoiados pela secretaria, a quantidade de pessoas envolvidas e a diversidade de modalidades. “Sabemos que deverá ter um aumento no número de cidades participantes, o que traz ainda mais concorrência. Mas estamos seguros de que estamos no caminho certo, investindo e aprimorando nas políticas e programas esportivos, para consolidar Pirapora neste quesito”.

O que é o ICMS Esportivo?

O ICMS Esportivo é um mecanismo, do Governo de Minas Gerais, que regulamenta a distribuição dos recursos oriundos do ICMS e destinados para o fomento à prática e organização esportiva nos municípios. Deste modo, as cidades que concorrem devem se enquadrar nos requisitos previstos pela SEDESE, além de incentivar a organização e implementação de políticas públicas esportivas, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos.

Ação Minas Unida Contra o AEDES

Na quinta-feira, 15 de fevereiro, foi realizada uma reunião do Comitê Municipal das Arboviroses, quando ficou decidido as ações de combate ao mosquito da dengue no dia 24 de fevereiro (sábado) com início às 8h e término as 12h, onde o município será dividido por zoneamentos, tendo como início os bairros Sagrada Família, Bom Jesus, Bom Jesus I, Barreiro, Centro e Aparecida.

Segundo informações do diretor de Promoção e Atenção à Saúde, Mário Cristiano Joaquim da Cunha, “esta ação tem como objetivo estimular a população a retirar materiais inservíveis de seus quintais que são potenciais criadouros para o Aedes Aegypti. Os demais locais serão divulgados posteriormente”, explicou o diretor.

Materiais que serão recolhidos:

Sucatas em Geral: tanques de lavar, tanque de cimento, quadro de bicicleta, cadeiras velhas, panelas, latas de tinta, tambores, vasos sanitários em desuso, calhas, carrinho de mão, geladeira, fogão, churrasqueira etc.

Recipientes plásticos em geral: lonas plásticas, bacias, banheira, piscinas plásticas, caixa térmica e de isopor, garrafa pet, caixa d’água, canos brinquedos plásticos, mesa e cadeira plástica, cadeirinha de bicicleta etc.

Material rodante: câmara de ar, manchões, pneus de bicicleta e veículo.

A orientação da secretaria para que não haja atrasos e os materiais não fiquem para traz, é necessário deixá-los na porta de casa na sexta-feira à noite. Restos de material de construção e vidros não serão recolhidos.

Expectativa confirmada: Foi um sucesso a estreia da “Feirinha da mulher” na Praça Padre Léo

Aconteceu na noite de ontem, 15/02, na Praça “Padre Léo” – trecho da Av. Bonifácio Machado de Miranda (entre os Bairros Nova Pirapora e Cícero Passos), a inauguração de mais uma Feira de Arte e Cultura em Pirapora. A expectativa dos organizadores se confirmou e um grande público lotou a praça e prestigiou a novidade.

Com viés de empreendedorismo, economia solidária, culinária popular, empoderamento, protagonismo feminino e entretenimento comunitário, a denominada “Feirinha da Mulher” tem à frente a ‘Associação das Mulheres Empreendedoras de Pirapora’, presidida por Josimeire Ramos Martins e sua diretoria.

Na ocasião, Josimeire Martins recebeu o Prefeito Alex César, o Secretário municipal Alan Gitirana (Secretário municipal de Esporte, Juventude e Cultura/SEJUC), Rogilson Antunes – Diretor Operacional da Empresa Municipal de Turismo/EMUTUR – e a corte de momo do Carnaval ‘Pirafolia’, que descerraram a fita inaugural da nova feirinha.

Lazer e fomento ao comércio popular

“Esse empreendimento atende uma demanda antiga e reconhece a importância dessa praça – uma das mais movimentadas em nossa cidade”, resumiu o Prefeito Alex Cesar. Para o Diretor Rogilson Antunes, “a feirinha das mulheres vai fomentar o comércio da região, incentivar novas oportunidades e oferecer lazer para a população dos bairros próximos”.

A Banda Capital Morena foi a atração musical da noite. Comidas típicas, drinks populares, doces, fast food, brinquedos infantis e música (ao vivo) estão no cardápio e na lista de atrativos da feira – agradando em cheio as famílias, grupos de amigos, trabalhadores, estudantes, etc. Ela acontecerá todas as quintas-feiras, a partir das 19 horas.

Assim, com apoio da Prefeitura/SEJUC e da EMUTUR, a “Feira das Mulheres Empreendedoras” garante geração de empregos e renda, com um ‘happy hour’ pontual na comunidade. Os organizadores também preveem movimento extra entre os vários estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços no entorno da praça.

Atualização: Concurso Público da Prefeitura de Pirapora

A Prefeitura Municipal de Pirapora informa que foram prorrogadas as inscrições para Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos – EDITAL 01/2023. O novo prazo para fazer a inscrição é 26/02/2024 e as provas serão aplicadas em 24/03/2024.

Todas as informações referentes ao concurso serão divulgadas no site e redes sociais oficiais da Prefeitura de Pirapora.

Acesse o link da COTEC e faça sua inscrição: https://cotec.fadenor.com.br/concurso?cod_vest=511

Volta às aulas da Rede Municipal de Ensino de Pirapora teve carinho, sorrisos e reencontros

A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino de Pirapora, nesta quinta-feira (15/02), foi um dia repleto de muito carinho, acolhimento e doces sorrisos, causados por tantos reencontros. Na mobilização especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com as equipes das creches, CEMEI´s e escolas, as unidades foram preparadas para dar as boas-vindas aos milhares de alunos, para mais um ano letivo.

Já na entrada, as crianças foram surpreendidas com abraços e mimos dos profissionais das unidades e mensagens carregadas de afeto. Os alunos puderam conhecer os novos colegas e professores, em um clima de muito estímulo e grandes expectativas para a nova jornada que se inicia.

Para a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, será mais um ano letivo de desafios e cheio de esperanças na continuidade do trabalho que busca aprimorar a qualidade da educação, dia-a-dia. “Em nome do prefeito Alex César, queremos que toda a comunidade escolar seja muito bem-vinda. Que ao final deste ano, possamos enxergar os passos largos que conseguimos dar, enquanto gestão municipal e de forma colaborativa com as demais instâncias governamentais, em busca da educação como um direito de todos!”. Prospectou a secretária.

Inscrições abertas para os Jogos Escolares de Pirapora (JOESP) 2024

Mais uma realização da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), os Jogos Escolares de Pirapora (JOESP) 2024 estão com as inscrições abertas até 28 de fevereiro. As escolas podem garantir a sua participação através do formulário eletrônico (Acesse aqui para a inscrição), onde deverá ser informado qual módulo a ser competido pela unidade, dentre outras informações indispensáveis.

Segundo a SEJUC, a expectativa é que a competição tenha a participação de mais de 15 escolas da cidade, oriundas das redes municipal, estadual, federal e privada. Sendo assim, centenas de alunos, entre 12 e 17 anos, estarão em quadra competindo as modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.