Apoiada pela Prefeitura de Pirapora, Copa de Futsal no Santa Mariana foi encerrada na última semana

Realizada com o apoio da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), a Copa Jô Duh Corte de Futsal, realizada na Quadra Poliesportiva do Bairro Santa Mariana, foi encerrada na última semana, com a disputa do terceiro lugar, a grande final do torneio e a entrega da premiação para as equipes.

Na noite da sexta-feira (22/03), as arquibancadas do espaço esportivo estiveram lotadas. Antes da definição do campeão, houve a partida que definiu o terceiro lugar que ficou com a equipe do Vai Falando. Na finalíssima o time do Paraíso das Madeiras ficou com o título, ao superar Os Cumpades por 4 a 2 no placar, em um jogo muito disputado e cheio de emoções. Logo em seguida, a vice-prefeita Anamaria Burle e o secretário de Esporte, Alan Gitirana fizeram a entrega das medalhas e troféus para os finalistas da copa.

De acordo com a organização, a competição para a categoria adulto masculina, foi iniciada no dia 04 de março, com a participação de oito equipes e 120 atletas, com representantes de Pirapora, Várzea da Palma e Lagoa dos Patos.

CAPS 1 promove festa animada para celebrar a Páscoa

O clima de Páscoa chegou no CAPS-1 (Centro de Atenção Psicossocial) de Pirapora. O evento foi organizado com muita dedicação nesta quarta-feira, 27 de março, às 15h, por toda equipe que compõe o centro.

O objetivo do CAPS Pirapora é buscar um melhor atendimento aos pacientes para que eles tenham uma boa recuperação da sua saúde mental e integração social tanto com a comunidade, como também junto aos seus familiares.

“No CAPS-Pirapora é possível encontrar um atendimento acolhedor, com profissionais capacitados para tratamento da saúde mental dos usuários desse serviço. Hoje nós realizamos mais uma confraternização especial dedicada a celebrar à Pascoa, com toda a família CAPS1”, informou a Josiane Rodrigues, coordenadora.

Ela informa também que a confraternização ajuda a resgatar valores e agrega alegria e qualidade de vida aos pacientes. “É um dia bastante especial. Foi um momento de oração junto aos usuários do serviço e de comemoração. E como não haverá o serviço no domingo, antecipamos a festa da Páscoa”, informa a coordenadora do CAPS 1- Adulto, Josiane Rodrigues.

Após as atividades desta tarde festiva, foram distribuídos mimos de Páscoa aos pacientes, acompanhado de um delicioso lanche, com sucos, pães, bolos, doces e cestas de chocolate.

Equipe feminina de Pirapora é vice-campeã de futsal em Copa Intermunicipal

Amparada pela Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), a equipe de futsal feminino, Sem MIMIMI, representou a cidade na Copa Intermunicipal da modalidade, realizada em Ponto Chique, no último final de semana (22 e 23/03). As atletas piraporenses se destacaram na competição e ficaram com o prêmio de vice-campeãs.

De acordo com a organização, a disputa vem se tornando tradicional em Ponto Chique e reuniu, no total, oito equipes masculinas e quatro femininas. Após vencer dois jogos e empatar um na primeira fase, o Sem MIMIMI enfrentou na grande decisão a equipe de Itacaraí de Minas, quando foi superado com o placar de 3×2.

Orientação sobre os marcos de desenvolvimento na fala da criança

O serviço de fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Centro de Saúde da Mulher realizaram nesta quarta-feira, 27 uma orientação para as gestantes sobre a importância da realização da triagem Auditiva Neonatal para o desenvolvimento da audição do bebê. As palestras foram feitas pelas fonoaudiólogas, Ludmila Reis e Geovana Freitas.

Geovana Freitas e Ludmila explicaram que, a aquisição da linguagem normalmente acontece de forma natural, através de contínuas interações entre pais ou responsáveis e o bebê: que são os mais variados estímulos do ambiente. As crianças aprendem a fazer o uso da linguagem sem a necessidade de nenhum tipo de explicação e são capazes de selecionar palavras para manifestar seus desejos. Podemos dizer que este processo é e deve ser criativo, proporcionado à criança a construção e reconstrução da linguagem na medida em que a experimenta e utiliza. Portanto, os pais são os principais estimuladores para seu desenvolvimento adequado. Daí surge a fala que ocorre a partir de dois aspectos: os físicos/anatômicos e os aspectos ligado aos estímulos do ambiente, associações e segurança afetiva e física. Assim, apresentamos a gestantes do Centro de Saúde da Mulher, a importância da realização da Triagem Auditiva Neonatal para o desenvolvimento da linguagem e da audição da criança.

SAAE REALIZA SUBSTITUIÇÃO DE REDE NO BAIRRO SÃO GERALDO

O SAAE Pirapora está realizando um trabalho de substituição e renovação de redes de distribuição de água no bairro São Geraldo. Essa semana foram substituídos ramais e redes na rua Manaus, L e K.

O trabalho que faz parte do projeto de setorização do abastecimento, tem por finalidade reduzir as perdas no sistema de abastecimento público, sobretudo aquelas mais antigas e que se encontram em condições críticas de manutenção e operação.

A meta é substituir 1300 metros de redes e tubulações nas conexões prediais, permitindo ao SAAE ampliar o nível de confiabilidade e segurança do abastecimento, e melhorar a qualidade e a quantidade da água fornecida.

“Todos esses benefícios são esforços da gestão para a população como um todo. São três anos de investimentos em vários bairros na cidade: trocas de tubulações velhas, pelas novas; melhoria no fornecimento de água para os bairros com a rede adutora; rede de esgoto nos bairros e muito mais avanços para a nossa população. Estamos conseguindo resgatar o Saae e melhorar a qualidade dos serviços para todos”, concluiu o prefeito Alex Cesar.

Momento de prevenção contra o câncer do colorretal

Na manhã do dia 26, foi realizado na sala de espera junto aos pacientes da Unidade Ambulatorial de Pirapora em alusão ao março Azul Marinho, um momento de reflexão, com o Tema: prevenção contra o câncer do colorretal.

O momento, contou com a parceria do SASPO (Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada), e do Setor da Oncologia/SESAU, que enviou a estagiária em Nutrição, Bárbara Lemos, para falar sobre a principal forma de Prevenção, não somente do Câncer Colorretal, mas de todos os tipos de Câncer que são: “alimentação e hábitos de vida saudáveis”.

“Esse tipo de câncer está em terceiro lugar entre as causas mais comuns de morte por câncer, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e as estatísticas indicam que nos próximos anos, os números poderão ser ainda maiores. A detecção precoce pode ser realizada através do exame de sangue oculto nas fezes ou colonoscopia em pessoas a partir de 35 anos que tenham histórico na família de câncer de colo ou reto, e a partir de 50 anos nas demais pessoas. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns podem ser mudanças no hábito intestinal como diarreia ou prisão de ventre; dor na região abdominal acompanhados de náuseas, vômito e emagrecimento, além de perda de sangue nas fezes”, ressaltou a enfermeira Lucy Sobieski.

“O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”, por isso, de acordo com a enfermeira Lucy, devemos estar sempre atentos aos sinais do nosso corpo e tentar melhorar a cada dia, nossos hábitos de vida.

Equipe piraporense tem ótima estreia no Campeonato Mineiro de BMX

O Campeonato Mineiro de BMX foi iniciado neste final de semana (23 e 24/03), com a disputa da 1ª Etapa na cidade de Betim e o envolvimento de mais de 120 atletas de 19 cidades mineiras. Assim como foi em 2023, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), garantiu o apoio necessário para a participação de três atletas piraporenses que, novamente, foram uns dos principais destaques em suas respectivas categorias.

O melhor resultado foi com Edson Cláudio Figueiredo, que ficou com o primeiro lugar na categoria Cruiser (45 a 49 anos), a qual é o atual campeão estadual. Na categoria Cruiser (50 anos +), o também atual campeão Antônio Mauricio Lisboa, ficou com a segunda colocação e Rafael de Carvalho Santos terminou em 5º lugar na Cruiser (30 a 39 anos).

Após a ótima estreia na competição da elite do BMX mineiro, a equipe piraporense já iniciou a preparação para a 2ª Etapa, prevista os dias 25 e 26 de maio em Varginha. Conforme o calendário da Federação Mineira de Bicicross, o Campeonato Mineiro é dividido em cinco etapas, além do Grande Prêmio, que define o Campeão dos Campeões, em novembro.

Ponto Facultativo

A Prefeitura de Pirapora estabelece, através DECRETO n° 027, ponto facultativo no dia 28 de março de 2024, em razão do feriado do dia 29 de março de 2024 – Sexta-Feira Santa.

Os setores operacionais de “segurança”, guarda municipal, limpeza, abastecimento de água, bem como os serviços de saúde e educação e demais atividades legalmente enquadradas como essenciais, não são objeto deste Decreto, permanecendo suas atividades em regular funcionamento.

Veja decreto na Íntegra: Decreto 027

PDDE foi tema de capacitação da SEMED para diretorias escolares

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu o 1º Encontro de Capacitação dos Diretores de Escolas Municipais de Pirapora, na última sexta-feira (22/03), no auditório da AMMESF. Com a temática central o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e seus sistemas, a difusão do conteúdo pela referência técnica do Departamento de Educação da AMAMS, Neiva Cássia Jesus da Rocha Souza.

O evento, que foi prestigiado pelo prefeito Alex César, teve a participação de dezenas de diretoras escolares que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e compartilhar experiências da rotina escolar. Pela manhã, foi abordado o “PDDE e ações agregadas, execução, acompanhamento e Prestação de Contas”. No período vespertino, as participantes se capacitaram também no tópico: “Acesso e utilização do Sistema PDDE Web, PDDE Interativo e PDDE Info Escola”.

“O tema PDDE é primordial na gestão escolar e, por isso, mobilizamos as diretorias escolares para participarem dessa capacitação. Por todos os requisitos exigidos, na administração destes recursos financeiros, e pelos princípios de transparência e compromisso com o dinheiro público da Gestão Ação e Reconstrução, viabilizamos esse momento para, sobretudo, aprimorarmos os processos relacionados a esse programa em nossas unidades”. Explicou a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães.

União e Respeito: Celebração Feminina em Pirapora

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais realizou nessa semana um encontro com a Melhor Idade. O evento foi promovido pelo Centro de Referência da Mulher (CREMP), em parceria com a associação da Melhor Idade.

A sede da Banda 03 Maio foi o cenário perfeito para acolher o público engajado e receptivo, tendo a participacao de mais de 300 pessoas, o objetivo do encontro foi a valorização da mulher na melhor idade, incentivo aos cuidados com a saúde física, mental, além de um momento de confraternização.

Contando com a parceria do Instituto mix foi ofertado um momento de beleza para as participantes.

A atmosfera do evento foi marcada por uma harmoniosa apresentação do Coral da Melhor Idade, que encantou a todos com sua música e vitalidade, a manhã também contou com uma palestra do psicólogo Eder Lúcio, que com sabedoria e sensibilidade, abordou temas relevantes como autoestima, valorização da mulher idosa e a importância de relacionamentos saudáveis. Outro momento importante foi a presença do pastor Francisco Alves que abençoou o evento.

O prefeito Alex Cesar participou e ressaltou a importância de cuidar e trabalhar as politicas sociais específicas que atendam a melhor idade. “É nosso dever zelar pelos que construíram a nossa história e podemos fazer isso, oferecendo cuidado, acesso a atividades que promovam saúde e políticas públicas que atendam às necessidades deles em especial da mulher” comentou o prefeito.

Estavam presentes a vice – prefeita Anamaria Burle, a secretária da Família e Políticas Sociais, Bilu Diniz, a coordenadora do CREMP, Kênia Barros, a presidente da Associação da Terceira Idade de Pirapora, Cleuse, a presidenta do Conselho do Idoso, Teresinha Vaz, a presidenta do Conselho da Mulher Edna e o vereador Eder Danilo Grande apoiador da causa da pessoa idosa no municipio.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Pirapora reafirma seu papel fundamental na construção de uma Pirapora mais igualitária e justa, onde cada mulher se sinta valorizada e respeitada em sua plenitude.