Disputa do Campeonato Master Quarentão de Pirapora iniciará neste sábado (01/04)

Na tarde deste sábado, a partir das 17 horas no campo do Pirabola Show, será iniciado o Campeonato Master de Futebol Socyte Quarentão de Pirapora (Troféu Manelão). A competição, realizada pela Prefeitura de Pirapora, via Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), em parceria com outras entidades e patrocinadores, é mais uma ferramenta de resgate do esporte piraporense, sendo uma oportunidade para os atletas que não disputam mais o Campeonato Amador Piraporense.

Divididas em duas chaves, as oito equipes inscritas disputarão as rodadas aos sábados, a partir das 17 horas, com quatro jogos. Na Chave A estão: Peladeiros de Quinta, Tiradentes, Resgate (VZP) e Ypiranga. Estão agrupados na Chave B: Veteras Guaicuí, Arena Sports, Brameiros e Vai Falando. De acordo com a organização, mais de 100 atletas vão compor as equipes.

Confira a primeira rodada, deste sábado (01/04), no campo do Pirabola Show:

17hs – Resgate x Peladeiros de Quinta

18hs – Arena Sports x Vai Falando

19:15hs – Brameiros x Veteras Guaicuí

20:15hs – Tiradentes x Ypiranga

Edital do processo de escolha para os membros do Conselho Tutelar 2024/2027

A Secretaria da Família e Políticas Sociais – Sefam, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Pirapora (CMDCA), divulga hoje, 31/03, o edital do processo de escolha para os membros do Conselho Tutelar 2024/2027.

As inscrições de candidaturas vão de 24/04/2023 a 26/05/2023 na sala dos Conselhos , na rua Argemiro Peixoto, 72 , das 13:00 as 17:00 . Confira o documento na integra: Edital Conselho Tutelar PIRAPORA 2023

 

SEMED promove treinamento de Primeiros Socorros para profissionais das creches municipais

Em parceria com o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pirapora, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu um treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para as profissionais que atuam nas creches municipais, na manhã desta sexta-feira (31/03), no Centro de Convenções. O objetivo foi proporcionar mais conhecimento para estas servidoras, condicionando-as para adoção das medidas indicadas em situações de urgência e emergência que possam acontecer nas unidades educacionais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pirapora, o treinamento, que foi especialmente adaptado para as equipes das creches, também agregará para o dia-a-dia, no âmbito pessoal. Além de reforçar os canais para o acionamento dos órgãos indicados (ex: Bombeiros e SAMU), as participantes também foram orientadas e aplicaram na prática as ações iniciais para os casos de engasgamentos, afogamentos e como é o suporte básico para as vítimas de Parada Cardiorrespiratória, dentre outras noções.

Manhã de cuidado para mulheres do bairro Sagrada Família

Em parceria com o vereador Eder Danilo, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais (Sefam), do Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cras Bom Jesus, Saúde Viver e Apas realizaram no último sábado, 25/03, na Escola Dona Rita, um evento voltado para mulheres, em reconhecimento ao mês dedicado a elas.

Diversas ações foram realizadas: momento de beleza, café da manhã, cuidado com a saúde, sorteio de brindes e apresentações culturais. O Prefeito de Pirapora, Alex Cesar agradeceu a presença e o empenho de todos para a realização desse evento e aproveitou para anunciar novidades na administração municipal.

“Quando iniciamos o nosso trabalho vimos diversos pontos em Pirapora que precisavam de melhorias, aqui no bairro, por exemplo, a escola precisava de uma boa reforma, e hoje pudemos perceber o quanto melhorou o ambiente escolar depois dos reparos que foram feitos aqui. As ruas com necessidade de calçamento, e podemos perceber que começaram com a limpezas e estudos topográficos para o calçamento. Temos ainda a reforma da quadra poliesportiva que beneficiará todos os moradores do bairro e temos ainda proposta de um projeto de uma praça para o bairro. Então são muitas coisas somente para o Sagrada Família”, comentou o prefeito Alex Cesar.

O evento contou também com a presença da vice-prefeita e secretária da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle; da secretária de Educação, Jacqueline Guimarães e demais servidores que ajudaram a abrilhantar o dia.

O dia festivo para as mulheres também teve a contribuição e parceria do Instituto Mix, Casa da Amizade, Sest Senat, Escola Dona Rita, Apas, Associação do Bairro, CMDM, Drogaria São Geraldo, Casa Natal Armarinho, Maçã Verde, Dr. Brenda Cordeiro, Maria Alcídia, Padaria Sabor Real e ChocoDoces.

Prefeitura de Pirapora realiza Cerimônia de Premiação do JOESP nesta sexta-feira (31)

Depois de duas semanas agitando o Ginásio Poliesportivo, com uma boa média de público em todos os dias, o Jogos Escolares de Pirapora (JOESP 2023) serão encerrados nesta sexta-feira (31/03), com a definição de cinco campeões e a Cerimônia de Premiação que será realizada pela Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC).

A programação será iniciada às 08 horas, com as finais do handebol masculino entre o Colégio S.Sacramento x Funam e, em seguida, do futsal masculino (módulo 1) com o confronto Quintino Vargas x Funam. Às 13 horas, o time do Colégio Sólido encara a equipe da Escola E. Coronel Ramos na decisão do handebol feminino (módulo 1). Logo depois, será decidido o módulo 2, da mesma modalidade, quando a Funam e o Colégio S. Sacramento definirão quem será o campeão. Na última partida do JOESP 2023, será conhecido o campeão futsal masculino (módulo 2), com a grande final entre o Colégio Sólido e a Escola E. José Natalino.

No encerramento, as escolas e atletas destaques do evento, serão premiados pela SEJUC, as quais serão as representantes do município na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, a ser disputada na cidade de Ponto Chique.

OUVIR PRA DESENVOLVER

Com intuito de ampliar o atendimento as empresas e assim contribuir para o desenvolvimento econômico no município de Pirapora, a Prefeitura inaugura o programa “Ouvir para Desenvolver”.

“É uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda (SEDEARE), em parceria com o SEBRAE/ Sala Mineira do Empreendedor, para mantermos um relacionamento direto com o setor produtivo (empresas), ouvir necessidades, demandas, e buscar a desburocratização dos serviços públicos”, explica o secretário da pasta, Hélio Junior.

Nesta segunda-feira (27/03) foi realizada a primeira reunião do Programa, abordando as prerrogativas do decreto de Liberdade Econômica do município. Esse diálogo começou pelo setor habitacional (corretores e construtores) e em seguida abordará todas as empresas, das diversas áreas da economia local.

Na ocasião, Diretor de Tributação e Fiscalização, Jean Marcell, falou sobre as ações de fortalecimento e organização do no setor tributário para agilizar o atendimento aos usuários: “Algumas mudanças já estão em andamento, como protocolo eletrônico para que o contribuinte consiga consultar informações pelo site oficial da administração”.

Os empresários do setor habitacional trouxeram, como demanda prioritária, a necessidade de melhoria nos prazos de fiscalização, solicitando agilidade nos processos. O secretário Hélio Júnior pontuou que esta reunião é de grande importância para a gestão, que busca a melhoria do serviço para toda a população, bem como para o empresariado.

A gestão reforçou ainda que os encontros e reunião relacionados à Lei de Liberdade Econômica municipal e do Programa Ouvir pra Desenvolver terão devolutivas aos participantes.

Acompanhe nosso progresso, pelas redes sociais e no site da Prefeitura Municipal de Pirapora.

Pirapora recebe “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” do Governo de Minas

Pirapora, mais uma vez, está entre as cidades protagonistas de Minas Gerais no quesito Cultura. Nesta terça-feira (28/03), o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, via Secretaria de Cultura (SEJUC), no resgate e valorização cultural da sua história e do seu povo, foi reconhecido no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, quando o Governo do Estado, através da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), entregou o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” para Pirapora e outras 119 cidades mineiras.

Representando o prefeito Alex César, o secretário de Cultura Alan Gitirana, acompanhado do diretor da pasta, Adélio Brasil, recebeu a chancela que oficializa Pirapora como a “Cidade de Cinema”, durante o Quarto Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. O evento com três dias de programação diversificada objetiva informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.

A promoção do município foi conquistada com a associação das atividades desenvolvidas e características culturais de Pirapora, com a habilitação dos profissionais da cidade que participaram do curso “Cidade do Cinema” promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission em 2022. Foram 60 horas de aulas que preparou a equipe da SEJUC para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em contexto estadual, nacional e internacional. A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

“Ao recebermos o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, demonstra que o trabalho que estamos desenvolvendo no âmbito cultural de Pirapora está gerando frutos, trazendo de volta o destaque da nossa cidade que estava adormecido. Com o respaldo do prefeito Alex César, não só a cultura, como também o turismo foi revigorado, o que gera mais oportunidades e mais desenvolvimento social para os piraporenses”. Salientou o secretário Alan Gitirana.

Melhorias para o abastecimento

A prefeitura de Pirapora, por meio do Serviço Autônomo de Água, Esgoto (SAAE) realizou nas últimas 02 semanas a conclusão das obras de substituição de tubulações da rede de abastecimento de água de amianto por PVC.

A decisão foi tomada em função da reincidência de vazamentos que ocorreram a partir da troca de equipamentos que compõem o sistema de abastecimento do centro, Santo Antônio e Aparecida.

Nesse sentido, desde a última quinta-feira, foram trocados trechos na rua Alagoas e também na rua Piauí, no bairro Santo Antônio. O serviço foi concluído nesta quarta-feira (29) e substituiu, ao todo, pouco mais de 300 metros de rede de 2″, com recursos e mão de obra próprias da autarquia.

O diretor do SAAE, Brunos Santos Guimarães explicou que esses avanços são importantes para toda população. Para o diretor, o serviço é complexo e se torna fundamental por se tratar de saúde pública. “Ainda restam muitas ruas para trocar a tubulação de amianto, na próxima semana já está previsto uma intervenção na rua Rio Grande do Sul, rede também antiga”.

SESAU reforça o combate à Dengue na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde  de Pirapora por meio dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias junto com os demais profissionais de saúde, realizaram várias medidas preventivas de combate à Dengue pela cidade.

No bairro Nossa Aparecida foram feitas ações de conscientização durante todo o mês em estabelecimentos comerciais com identificações de cartazes e abordagem à população orientando sobre a importância do combate ao mosquito, com o tema: #tchauDengue, Zika e a Chikungunya. 

Na sexta (24), aconteceu uma palestra na Escola Municipal Maria Josefina no bairro Industrial para as turmas de 1° ao 5° ano voltada para os cuidados com os locais de maior risco, principalmente em período chuvoso, bem como orientação do descarte adequado de lixo.

No final de semana, a equipe da UBS Fábio Alves realizou também uma caminhada e panfletagem pelas ruas do bairro, com a participação dos Desbravadores, orientando a população sobre a destruição dos possíveis criadouros.

Lixo doméstico é a maior causa de entupimento da rede de esgoto

Essa semana o SAAE-Pirapora precisou realizar mais uma intervenção emergencial, para desentupir a rede de esgoto do Conjunto Habitacional Residencial São Francisco. De acordo com a autarquia, os constantes entupimentos da rede coletora são causados pelo descarte de incorreto do lixo.

Segundo o diretor Operacional do SAAE, Patrick Valim, a autarquia recebe frequentes chamadas para realizar o serviço de desobstrução da rede coletora. “Um dos principais vilões do entupimento das redes aqui no São Francisco é o lixo jogado irregularmente pelos moradores. Aqui encontramos muito material de construção, como areia e cascalho, além de vários tipos de embalagens de plástico e até roupas”, disse.

O diretor da autarquia, Bruno Santos Guimarães, destacou que o SAAE vem realizando adequações estruturais nos sistemas, principalmente relacionadas às Estações Elevatórias de Esgoto. “Infelizmente, a população não tem colaborado no bom uso do sistema de coleta de esgoto, e isso tem comprometido a qualidade do serviço. Cada uma precisa fazer a sua parte”, salientou Bruno.

Publicado em: SAAE