Comunicado – Cancelamento do Seminário

A Prefeitura Municipal de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais, por meio do Centro de Referência da Mulher, informa que por motivo de luto o Seminário de Fortalecimento da Rede de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres que seria realizado hoje, às 14h, no CEPS, foi cancelado. Informaremos posteirormente a nova data do evento.

Luto

A Prefeitura de Pirapora decretou Luto Oficial, por 3 (três) dias, contados a partir desta data, no município, em sinal de profundo pesar pelo falecimento de Renata Diniz Tavares.

Renta, que, em vida, prestou inestimáveis serviços ao Município de Pirapora, sempre com muita determinação, competência, coragem e qualidade, principalmente como Presidente da APAS e como Diretora da Gerência Regional de Saúde – GRS.

Decreto – Luto Oficial

Escolas e creches municipais assistirão o jogo do Brasil nas unidades nesta quinta-feira

De acordo com as determinações legais da Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria Municipal de Educação comunica aos pais e responsáveis que as unidades de ensino não poderão liberar os seus alunos e servidores para o jogo do Brasil nesta quinta-feira (24). Para a tarde de hoje as escolas e creches organizaram um momento coletivo para assistirem nas próprias unidades.

Veja o comunicado na íntegra:

Comunicado SEMED

Dia “D” Novembro Azul em Pirapora

Nesta quarta-feira, 23 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora promoveu um evento dedicado a saúde do homem, o “Dia D Novembro Azul” foi realizado com a palestra proferida pelo médico urologista, Dr. Lucas Fraga, às 16h, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde.

O médico Dr. Lucas Fraga Corrêa mostrou os dados sobre o assunto, e reforçou a importância dos cuidados, prevenção do câncer próstata e doenças em geral, incentivando a todos a buscarem o atendimento médico para a consulta (exames de sangue e toque retal). “As consultas devem ser feitas a cada 12 meses. homens acima de 40 anos com histórico familiar fortemente positivo para câncer de próstata e homens acima de 45 anos devem realizar, anualmente”, destacou. Ele também falou sobre os fatores de risco, e mostrou o Mapa da Obesidade no Brasil.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, as seguintes autoridades: da Atenção Primária, Gilson Nascimento, da Vigilância em Saúde, Mário Cristiano e do Setor de Oncologia, Priscila Miranda.

Secretaria de Cultura proporciona cinema de graça para piraporenses, em parceria com a Elecnor

A Secretaria de Cultura de Pirapora (SEJUC), em parceria com a empresa Elecnor Brasil, proporcionará um final de semana com muito cinema, totalmente gratuito, para as famílias piraporenses. Será realizada a Mostra de Cinema, entre os dias 25 a 27 de novembro, na rua Luiz Antônio Lima Batista, 188 (em frente à Associação de moradores do Bairro Santa Terezinha).

Uma carreta, com uma estrutura moderna e confortável para 78 pessoas, exibirá filmes para todas as idades, em cinco sessões por dia. Além do ingresso gratuito, o público também será agraciado com pipoca e refrigerante grátis. A retirada dos bilhetes será iniciada a partir das 07:30hs, no próprio local.

De acordo com a SEJUC, os alunos da Educação Municipal serão priorizados nas sessões de sexta-feira e sábado. A iniciativa é uma realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura e da empresa Elecnor e conta com o apoio da Prefeitura de Pirapora.

Protagonismo para Pirapora: Pela primeira vez, time piraporense disputará Campeonato Mineiro de Handebol Masculino Adulto

Pirapora está entre os protagonistas do handebol do estado e vive um fato inédito na modalidade, mais uma vez. Assim como foi com a equipe de handebol juvenil feminino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC) assegurou o apoio e suporte necessários para que o time de handebol adulto masculino dispute, pela primeira vez na história, o Campeonato Mineiro 2022, no próximo final de semana em Montes Claros.

De acordo com a Federação Mineira de Handebol, os jogos que serão disputados entre os dias 25 a 27 de novembro, vão reunir as equipes da Zonal C da primeira fase, que além do HandPira/Prefeitura de Pirapora, terá o ADESB (Bocaiuva), Associação Esportiva Bravos / Prefeitura de Vespasiano (Vespasiano) e o anfitrião Moc Handebol.

Segundo o treinador do Hand-Pira, Thiago Mafra, a disputa de competições deste nível proporciona o crescimento do handebol em Pirapora e região. “É uma imensa gratidão receber todo esse apoio da Prefeitura, que demonstra o reconhecimento pelo esforço dos desportistas desta modalidade. Assim como foi com a equipe juvenil feminino, será a primeira vez que uma equipe da cidade participará do Campeonato Mineiro. Queremos agradecer ao secretário Alan Gitirana e ao prefeito Alex César por contribuírem para a realização deste sonho”.

Prefeitura de Pirapora inicia mais uma Campanha de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher

Nesta semana, a partir da próxima sexta-feira (25/11), a Prefeitura de Pirapora inicia mais uma Campanha de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. O trabalho a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), através do Centro de Referência da Mulher (CREMP), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizará várias ações no município, no período de 16 dias, para a conscientização de toda a sociedade piraporense.

O dia 25 de novembro é o marco inicial da campanha, por que celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Baseado nisso, na solenidade de abertura da campanha, será promovido o Seminário de Violência Doméstica com Debates, no Centro de Educação Permanente (CEPS), a partir das 14 horas, na próxima sexta-feira. Haverá palestras temáticas e mesa de debate para a participação do público, estimado em mais de 250 pessoas.

A programação da campanha prevê ainda a Palestra do Laço Branco (para sensibilizar os homens pelo fim da violência), no dia 08 de dezembro, e uma entrevista sobre as mobilizações desenvolvidas, a ser veiculada em emissora de rádio do município, além de ações pontuais em equipamentos públicos e nas redes sociais da Prefeitura.

Segundo a coordenadora do CREMP, Edna Maria Soares da Costa, a campanha foi planejada e estruturada para mobilizar e sensibilizar a população em geral, sobre o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica contra a mulher no município de Pirapora. A intenção é estimular o rompimento do silêncio e a quebra de paradigmas que ainda são os pontos de apoio para a prática de violências”.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por qualquer pessoa, até mesmo de forma anônima, por meio do serviço Ligue 180. O canal encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos que surgirem. A ligação é gratuita e o atendimento funciona o tempo todo. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número 190.

#fimdaviolênciacontraamulher #rompaosilêncio #prefeituramunicipaldepirapora #SEFAM #CREMP #disque180

 

Secretaria de Educação de Pirapora incentiva participação ativa familiar com o programa Leia com uma Criança

Atenta às oportunidades para proporcionar ainda mais qualidade e estrutura à Educação Infantil de Pirapora, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou, nesta semana, a distribuição de kits de leitura para as unidades escolares que abrangem o 1º e 2º período. Os materiais angariados por meio do programa “Leia com uma Criança”, fruto da parceria com o Itaú Social, vão incentivar a leitura do adulto para e com a criança, proporcionando a participação ativa da família na educação desde a primeira infância.

De acordo com a diretoria de Projetos e Tecnologias da SEMED, a adesão dessa parceria com o Itaú Social também contribuirá para o fortalecimento dos vínculos nas relações interpessoais da comunidade escolar. Os kits são compostos de dois livros de literatura infantil e cada criança matriculada receberá as obras.

Para a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, esta iniciativa vai agregar muito no processo pedagógico dos anos iniciais. “Ao ler para uma criança, estimulamos nela diversos sentidos e habilidades, como a atenção, concentração, memória e raciocínio. Nessa interação, com uma escuta ativa, a criança também é conduzida a participar e tornar o processo de conhecimento e aprendizado ainda mais dinâmico”. Avaliou a secretária.