Semana de prevenção às drogas supera expectativas

Publicado em: 26 de junho de 2017

Começou em Pirapora, a semana municipal de prevenção e enfrentamento às drogas. Na manhã desta segunda-feira, 26, na Escola Estadual Luiz Balbino, mais de 300 alunos dos ensinos fundamental e médio participaram do Fórum comunitário com o tema “a palavra é prevenção”. A palestra funcionou em formato de roda de conversa. Os estudantes interagiram com perguntas escritas. A Semana é organizada pela secretaria municipal da Família e Políticas Sociais, Centro de Acolhimento e Atenção ao Uso Abusivo de Álcool, Crack de outras Drogas (CEAD), COMAD (Conselho Municipal Antidrogas). Dia 26 de junho é o marco da luta contra o uso indevido e tráfico ilícito de drogas.

O delegado de polícia, Dr. Vinícius de Barros Mendonça, abordou a importância de a população ajudar os órgãos de segurança pública a efetivarem as investigações para proposituras de ações penais contra os traficantes de drogas. “Para combater o tráfico, é preciso que a população participe efetivando as denúncias e ajudando as Polícias a trabalharem. Com muito esforço e dedicação, temos conseguido reprimir o trabalho sujo que os traficantes insistem em fazer. Mas precisa partir do próprio cidadão o esforço maior em denunciar por meio do disk 181. Esse momento de conversa com jovens é fundamental para ampliar essa discussão e reforçar o protagonismo deles”, enfatizou.

A assistente social Carla Valéria Soares Vita explicou sobre a existência do CEAD e a importância de as pessoas conhecerem os equipamentos sociais em Pirapora que tratam do assunto de drogas. “Estamos reunidos aqui hoje para conversarmos. O diálogo é a melhor ferramenta de promoção social. Quando o assunto é drogas, é preciso abrir a mente para enfrentar esse tema polêmico. Vocês precisam ser multiplicadores na família, na escola, nas ruas, levando a mensagem positiva de luta e enfrentamento às drogas. Estamos à disposição no CEAD”, disse.

Segundo informou a secretária municipal Heloísa Gribel, é preciso frequentar todos os espaços possíveis em Pirapora para divulgar a atuação e o trabalho que muitas pessoas fazem, inclusive voluntários. “Felizmente, pouco a pouco, estamos conseguindo espalhar a informação do que vem a ser o CEAD, por exemplo. É necessário que todos saibam que Pirapora possui diversos equipamentos sociais (espaços com profissionais formados e combatentes) que efetivam, verdadeiramente, a assistência social. É o caso, por exemplo, do CEAD, que diuturnamente funciona para apoiar a população no que tange o uso abusivo de álcool, crack e demais drogas”, explicou.

Carlos Roberto Campos deu um depoimento falando sobre a importância de não usar drogas. Ele é voluntário em diversos projetos do CEAD. A roda de conversa segue durante a programação durante a semana. “A meta é multiplicar a mensagem do bem por toda Pirapora. Vamos sensibilizar e conversar com o máximo número de jovens possível.