Secretaria de Saúde esclarece novo momento do CEM

Publicado em: 9 de novembro de 2017

O secretário de saúde, Sinvaldo Alves, participou da ultima reunião do Conselho Municipal de Saúde para esclarecer o novo momento do Centro de Especialidades Médicas de Pirapora (CEM). Prestigiaram a reunião, a Comissão de Saúde da Câmara, funcionáriosdo CEM, CISMESF e GRS.

O CEM é uma proposta do Governo do Estado de Minas, que nasceu no ano passado e depende de recursos para se manter. Nesse ano, aconteceu um momento de suspensão de suas atividades. O secretário Sinvaldo explicou: “o estado reconheceu o atraso que houve no repasse da verba do último quadrimestre e afirmou que manterá o funcionamento da unidade de Pirapora”, afirmou.

“Assumimos o CEM com alguns problemas de planejamento, porque estamos falando de duas microrregiões com diversas dificuldades, o que gerou a demanda reprimida em torno de 9.879 consultas e procedimentos. Além disso, os encaminhamentos para o CEM estão fora dos critérios da carteira de serviço. Outro problema grave que identificamos foi o extenso tempo de espera para a realização de procedimentos e consultas, a recomendação da SES-MG é de 60 dias após a data de solicitação de exame. Também estava funcionando com mais de 80% do recurso de custeio sendo gasto com despesa de pessoal, quadro de profissionais não condizentes com proposta da SES-MG; quadro de profissionais excedentes em algumas áreas e deficientes em outras, além da diferenciação de valores por especialidades médicas, com valores praticados para o quadro de profissionais médicos diferente dos propostos pela SES-MG. Também ocorreu a falta de lançamento da micro de Coração  de Jesus, e da produção de oftalmologia pela Fundação”, informou o secretário.

A coordenadora do CEM, Cirley Lopes disse que, “os atendimentos médicos estão sendo realizados obedecendo a agendamentos anteriores, nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, urologia, cardiologia, endocrinologia e exames complementares. Agora em novembro, estamos normalizando o atendimento de mastologia, angiologia, oftalmologia, nefrologia e exames de ultrassonografia, oftalmologia e mamografia. Criamos ainda, uma equipe de regulação, para atender os usuários cujos procedimentos estão dentro do protocolo”, garantiu Cirley.

CEM PIRAPORA ESTÁ ABERTO E CONTA COM PARCERIA DO CISMESF

O secretário de Saúde informou que foi criada uma proposta de intervenção de regulação do serviço para atender usuários que se enquadram nos critérios de riscos estabelecidos em protocolo. Também foram elaboradaspara o atendimento:fichas de encaminhamento padrão para facilitar o processo de regulação e o cadastro do paciente no município de origem. Também serão realizadas análises reais das necessidades de saúde das microrregiões,com gestão da fila de espera para solucionar todas as demandas. A readequação de valores da prestação de serviços médicos, vamos garantir o remanejamento da PPI e garantir perante SES-MG a revisão de custos deficitários e previsão orçamentária adequada à execução dos serviços propostos ao CEM. A Secretaria de Saúde de Pirapora realizou diversas reuniões desde o inicio do ano, com a Gerência Regional de Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde – CIRA e juntos decidimos fazer a parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, paraagilizar e normalizar os serviços” concluiu o secretário.