Secretaria de Saúde de Pirapora faz o Lançamento da Campanha Novembro Azul

Publicado em: 29 de novembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Educação Permanente em Saúde, Centro de Especialidades Médicas e Centro de Promoção à Saúde de Pirapora, realizaram oficialmente o lançamento da Campanha Novembro Azul, no dia 22, às 14h, no auditório do CEPS.

A coordenadora da Atenção Primária, Joyce Quadros disse que, “o ‘Novembro Azul’ é um movimento internacional que visa à conscientização a respeito do câncer de próstata e a saúde do homem, dirigida a toda sociedade, com destaque na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata na terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento ao homem, no acesso às unidades básicas de saúde e na Estratégia Saúde da Família”, relatou.

O especialista em urologia do Centro de Especialidades Médicas de Pirapora, Dr. Otávio Franco Chavier, esclareceu que, “o câncer de próstata é um doença silenciosa, e o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil, segundo dados do Inca, que estimou também para esse ano o surgimento de mais de 61 mil novos casos. Um dos principais tabus, ainda é o exame de toque, mas que é muito importante" informou o especialista.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são: a idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade. “É importante reduzir o óleo na alimentação, evitar principalmente o torresmo e gordura do churrasco. Deve-se evitar o cálcio, ou seja, os derivados do leite; queijo, requeijão e o leite integral. Se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem quase 95% de chance de cura,” concluiu Dr. Otávio.

Participaram do evento, além dos citados, representando o secretário de Saúde, Sinvaldo Alves, Maria Cândida Fiúza, representou o Conselho Municipal de Saúde de Pirapora, Ariadna Almeida, o Corpo de Bombeiros de Pirapora, cabo Vitor Hugo de Alcântara, representando o 55º Batalhão da Polícia Militar, Wesley Rodrigues, e estiveram presentes outros profissionais da saúde do município.