Programa Meu Primeiro Negócio vai incentivar empreendedorismo em alunos da rede estadual

Publicado em: 19 de julho de 2017
Publicado por: Migração do Site

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), abriu edital para selecionar escolas da rede estadual de ensino para participar do programa Meu Primeiro Negócio. O programa tem como finalidade promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio, através de experiências práticas em negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas, preparando os jovens para ingressar no mercado de trabalho.

As escolas interessadas têm até o dia 4 de agosto para se inscrever, por meio de formulário eletrônico disponível neste endereço: www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. Todas as informações sobre o programa, assim como os municípios aptos a receber inscrições e os critérios de seleção das escolas beneficiadas estão disponíveis no edital, sob responsabilidade da Sedectes.

Serão selecionadas até 62 escolas da rede estadual, que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora. Além disso, as 58 escolas Polos de Educação Múltipla (Polem), iniciativa que será lançada no próximo mês pela SEE, também vão oferecer o programa Meu Primeiro Negócio, totalizando 120 unidades. Ao longo de 12 semanas, monitores (das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção) e estudantes se encontrarão semanalmente por 3h30min para aprender conceitos como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização.

Para a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da SEE, Cecília Resende, o programa é uma importante ferramenta para capacitar e amadurecer o jovem para o mercado de trabalho. “Essa perspectiva de se criar uma mini empresa júnior dentro das escolas, induz o espírito empreendedor no estudante. Após a capacitação, os alunos terão oportunidade de expor as empresas que criaram e os seus produtos, e claro, vender o seu peixe”, comenta. Cecília também reiterou que cada escola terá um professor de educação básica designado para atuar como responsável pelo programa na unidade.

 

Metodologia

Criado em parceria com a organização Junior Achievement, o programa Meu Primeiro Negócio tem como base a metodologia adotada no Programa Miniempresa, que proporciona uma experiência prática em negócios através da organização e da operação de uma empresa, com interação entre conteúdos teóricos e práticos. Os estudantes vão passar pela idealização e operacionalização do negócio, além da etapa de encerramento.

Durante o programa, os projetos também serão expostos na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), entre outubro e novembro de 2017. Os alunos que se destacarem em suas escolas poderão ser selecionados, ao final, para receberem apoio e mentorias, a fim de darem continuidade ao empreendimento. 

O resultado da seleção das escolas inscritas será divulgado a partir do dia 25 de agosto e o início das aulas está previsto para o dia 01 de setembro.

 

Por Eric Abreu (ACS/SEEMG)