Prefeitura e COREN-MG promovem I Ciclo de Palestras de Enfermagem de Pirapora

Publicado em: 22 de setembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire em Parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren) promoveu na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, no Centro de Educação Permanente em Saúde de Pirapora, o I Ciclo de Palestras de Enfermagem de Pirapora.

A coordenadora adjunta da subseção de Montes Claros (Coren/MG), Madalena Andrade, ressaltou as responsabilidades técnicas, éticas, civil, criminal e administrativa do enfermeiro, “o enfermeiro responde pelas ações próprias e de outros profissionais, que são os técnicos e os auxiliares de enfermagem, na medida de sua culpabilidade”, e citou também a Lei 7.498/86 e o decreto 94.406/87 que tratam das competências privativas inerentes ao exercício da profissão de enfermagem. E destacou, “a enfermagem é uma profissão de muita responsabilidade. É preciso ter muito conhecimento para não colocar em risco a vida do paciente, seja por negligência ou por omissão”, afirmou à coordenadora.  

O enfermeiro e presidente do Coren- MG, Dr. Marcos Rúbio, explicou que esta gestão, em especial a Coordenação da Unidade de Fiscalização tem como meta investir numa maior visibilidade da Enfermagem e no reconhecimento social desta profissão que tem tamanha relevância na saúde brasileira uma vez que prima pelo cuidar, prevenir, assistir, recuperar, curar e produzir saúde junto a toda equipe multiprofissional, e citou também a resolução do Cofen 509-16 que define as atribuições do enfermeiro responsável técnico, e a resolução Cofen nº 0557/17 que normatiza a atuação da equipe de enfermagem no procedimento de Aspiração das Vias Aéreas, e enfatizou “é importante zelar pela qualidade da assistência prestada à sociedade”, concluiu.             

A enfermeira Juliana Veloso Neves que representou o secretário de Saúde, Sinvaldo Alves Pereira, disse que as discussões foram iniciadas e que o secretário de Saúde acredita muito na competência de cada profissional de saúde de Pirapora, “a partir de eventos dessa natureza, visando o aprimoramento profissional, o usuário terá a assistência à saúde digna, de melhor qualidade e desprovida de riscos”, salientou. 

 

Participaram do encontro, a diretora administrativa do Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, a enfermeira Raquel Torres Liguori, a diretora do Hospital Geral e Pronto-Atendimento Unimed, Paula Bianca Freire, a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde Joice Quadros, o enfermeiro responsável técnico da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire de Pirapora, Hermínio Alisson Pereira de Araújo, o enfermeiro representante do Coren na região, Leandro de Jesus Santos Bandeira, além de coordenadores da Estratégia Saúde da Família, enfermeiros responsáveis técnicos, pesquisadores, assistências, docentes, técnicos e auxiliares de enfermagem de vários municípios da região.