Prefeitura de Pirapora faz campanha de combate ao tabagismo

Publicado em: 30 de agosto de 2017

Mais de 200 mil brasileiros morrem por ano em razão do cigarro. Tendo em vista esses dados alarmantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora organizou uma campanha no dia 29.08, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pirapora.

Segundo o secretário de Saúde, Sinvaldo Alves, no Sistema Único de Saúde (SUS), a promoção da saúde tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de políticas públicas que visem o empoderamento das pessoas de forma a produzir a sua saúde. “Abordamos no município a campanha: O Cigarro Mata, em conformidade com as diretrizes da Divisão de Controle ao Tabagismo. A nossa meta é sensibilizar a comunidade quanto aos malefícios causados pelo cigarro”, informou.

As estratégias de articulações dos profissionais da saúde em Pirapora iniciaram bem cedo em todos os PSFs com exposições nas salas de espera das unidades e também no Centro de Promoção e Educação em Saúde.

Para a enfermeira e referência técnica do combate ao tabagismo no município, Sabrina Gitirana, “as pessoas que vieram para as consultas dia 29, receberam em Pirapora uma palestra sobre o tabagismo e os males causados pelo cigarro como doenças crônicas, das quais se destacam as doenças cardiovasculares, respiratórias e cânceres. Além do material educativo, existe em Pirapora quatro unidades que fazem o tratamento para cessar de vez o tabagismo que são a UBS Nova Pirapora, a Fábio Alves, o Industrial I e a Emídia Pardinho. A fumaça do Cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, cancerígenas que poluem o ar das pessoas que não fumam”, destacou.