Pirapora sediará Congresso Mineiro de Saneamento

Publicado em: 18 de agosto de 2017

O SAAE-Pirapora em parceria com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) – Regional de Minas Gerais – promoverão de 26 a 28 de setembro, em Pirapora, o 6º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento Básico. O evento que tem como objetivo auxiliar os municípios na gestão integrada das quatro dimensões do setor, incluindo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana, será realizado no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, na Avenida Salmeron, nº 91 – Centro.

A expectativa é atrair a participação de 300 pessoas, entre gestores e técnicos dos municípios mineiros, além de pesquisadores, representantes de órgãos reguladores, empreendedores, e lideranças de organizações não governamentais. A programação contempla mesas-redondas, apresentações de experiências exitosas, minicursos, visita técnica e feira de saneamento básico, com empresas fornecedoras de tecnologias para o setor.

De acordo com o presidente da Assemae Regional MG e diretor-presidente do SAAE de Itabirito, Wagner Melillo, o Congresso vem crescendo a cada ano em qualidade e participação do público. “Convidamos os municípios para esta importante iniciativa, que visa promover a troca de conhecimento técnico e facilitar a gestão diária dos serviços de saneamento, tendo em vista a saúde de toda a população”, acrescenta.

Para o diretor-presidente do SAAE-Pirapora, Esmeraldo Pereira Santos, este congresso é muito importante para Pirapora e região, pois aborda um assunto especial, que é a questão do saneamento. “É um evento de grande alcance. Onde todos os envolvidos com saneamento poderão ter acesso às novas tecnologias, pois haverá vários expositores e fornecedores, assim como minicursos e palestras relacionadas ao saneamento urbano e rural, resíduo sólido, esgoto e reúso da água”, observa o diretor.

A palestra magna de abertura será proferida pelo presidente nacional da Assemae, Aparecido Hojaij, com o tema "Capacitação dos serviços municipais de saneamento para a gestão das quatro dimensões do saneamento básico." Entre os assuntos a serem abordados também estão as tecnologias de reúso de água e tratamento de esgoto, implantação de cobrança de dívida ativa, desenvolvimento de agências reguladoras, controle de perdas, e restauração de bacias produtoras de água.