Nota de pesar pelo falecimento de Anderson Braga

Publicado em: 10 de novembro de 2017

A prefeita municipal de Pirapora, Marcella Fonseca, lamenta a morte de seu cunhado e prefeito de Buritizeiro, ocorrida ontem, por volta das onze horas em Montes Claros, onde estava internado. Marcella decretou luto oficial de três dias e afirma que a família e amigos estão unidos neste momento de dor.

Vida e carreira

O empresário Anderson Fonseca Braga tinha 54 anos e é natural de Pirapora. Ele passou a infância em Lagoa dos Patos onde a família mantém fortes laços até hoje. Foi lá também onde se lançou na carreira política, sendo candidato a prefeito no ano de 1992, seguindo os passos de seu tio, Raimundo, e do irmão, Warmillon Braga.

Quando jovem, Anderson também morou em Montes Claros, onde estudou na Escola Normal com participação de destaque nos esportes de xadrez, basquete e handball. Ele era casado com Deise Fabíola e pai de dois filhos, Ana Lívia e Pedro. Amigos, consternados, reafirmam a perda de um homem de muita simplicidade, amor pela vida e carinho por todos os que o cercavam, principalmente familiares e amigos.

Sua trajetória em Buritizeiro começou no ano de 2006, quando fez investimentos no comércio e mudou-se para a cidade. Em 2008, lançou sua primeira candidatura no município. Sua vitória eleitoral ocorreu em 2016, em que conquistou 7.015 votos, sendo 49,66% dos eleitores. Para Anderson, foi a realização de um dos seus maiores sonhos: ser prefeito. Em virtude de seu mandato, era Vice-Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE – AMAMS.

Como gestor, sua principal meta era proporcionar o desenvolvimento social e econômico que o município tanto carecia. Para Anderson o povo de Buritizeiro merecia um novo caminho, onde a vida mudasse para melhor. Nesse foco, à frente do executivo municipal, conquistou, por exemplo, a adesão ao Selo UNICEF (iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF) que garante o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Outras conquistas foram: regularização do atendimento no hospital municipal, o caminhão de atendimento para prevenção do câncer de mama, instalação de prontuário eletrônico para agentes de saúde, reforma de salas de atendimento em Cachoeira do Manteiga, entre outros projetos, nas áreas urbana e rural.

Anderson já cuidava da doença desde 2014, uma enfermidade conhecida por Síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL). Atualmente, estava afastado da prefeitura há 30 dias, sendo que passou por cirurgia para retirada de tumores na cabeça, mas a síndrome teria afetado outros órgãos. Desde que se afastou do cargo, o vice-prefeito, Jorge Humberto Rodrigues (PMN), assumiu a função no Executivo. Conhecido como Jorjão da Rádio, o vice agora ocupará o cargo de forma definitiva.

Homenagens

Ainda na quinta-feira à noite, o corpo do prefeito foi velado na Câmara Municipal de Buritizeiro, com missa de corpo presente, durante a manhã desta sexta. Amigos, parceiros políticos e a população puderam prestar suas condolências à família. Em seguida o cortejo levou o corpo para a cidade de Lagoa dos Patos. Foi também realizada a missa para familiares e amigos, que receberam os cumprimentos. Anderson foi sepultado no cemitério municipal, onde o corpo de seu pai também se encontra.

Diante da enorme tristeza que carrega este momento, várias autoridades regionais foram prestar suas condolências aos familiares: o vice-prefeito Jorge Humberto, vereadores representantes de Buritizeiro, Pirapora e Lagoa dos Patos; os deputados Gil Pereira (PP) e Paulo Guedes (PT) e a Deputada Raquel Muniz (PSD), que também anunciou a morte do prefeito na sessão plenária desta quinta (9) da Câmara do Deputados em Brasília/DF.

A prefeita Marcella reafirma a figura de homem do povo que Anderson buscou durante toda sua vida, dedicando-se, através da política, a uma causa nobre: o bem estar e progresso de um povo. “É um momento muito difícil. Nós perdemos o Anderson e Buritizeiro perdeu um grande político que buscava desenvolver a cidade. Nesse momento, estamos unidos para passar pelo sofrimento e buscamos conforto na certeza de que ele deixou um bonito legado e será lembrado com muito carinho por todos”, finalizou.