Licitação da merenda escolar busca qualidade e eficiência

Publicado em: 22 de novembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para os estudantes da rede municipal, realizará no dia 27 de novembro o Pregão Presencial nº 065/2017, para o Processo Licitatório nº 090/2017 que visa contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de nutrição e alimentação escolar.

Atualmente, o fornecimento da Merenda Escolar em Pirapora é gerido pela SEMED, com o modelo de autogestão. Entretanto, várias dificuldades surgiram na manutenção do padrão de qualidade da merenda, tendo em vista que a secretaria não possui a estrutura adequada e onúmero de profissionais qualificados para tal. Problemas com o armazenamento, controle e transporte dos gêneros alimentícios também foram constatados.

A SEMED elaborou um relatório, compilado pelo setor responsável pela merenda. O documento aponta os problemas de aquisição de alimentos (para um cardápio variado a preço acessível), de estrutura (como a falta de eletrodomésticos, utensílios, espaço alarmantemente inadequado, etc) e as condições difíceis de segurança do trabalho. “Nossas agentes operacionais, a cargo da merenda, se esforçam além da medida para atender com qualidade as crianças das creches e escolas. Mas vários fatores atrapalham o fornecimento de um alimento de qualidade para nossas crianças”, frisou a secretária de educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso.

A contratação de uma empresa especializada para gerenciar todo o processo proporcionará aos alunos um avanço na qualidade da merenda, graças a melhoria efetiva na infraestrutura e logística do serviço. Mara Bianca esclarece que “o modelo de autogestão deixa de ser o mais barato, pois precisamos de muitos investimentos para atender questão básicas de qualidade, contando com todo esforço da SEMED e funcionários responsáveis. Informamos ainda que a própria constituição abre a possibilidade de terceirização deste serviço”.

 

Modelo inovador para mais qualidade

Essa iniciativa,adotada pela gestão da prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca, segue a tendência que vem ganhando força em outras cidades no país, como solução inteligente e inovadora, que concilia a eliminação dos problemas com merenda de maior qualidade para os alunos. Uma das vantagens dessa terceirização é que as profissionais da educação poderão focar na área de ensino, já que terão pessoas especializadas gerindo a alimentação escolar.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas (SIERC) em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 60% da merenda é terceirizada. Isso permite a otimização de recursos, maior agilidade nas tomadas de decisão e aquisição de gêneros, contratação de recursos humanos, manutenção da estrutura física das cozinhas e equipamentos, crianças mais saudáveis e bem alimentadas. Assim, o município fica responsável apenas pelo monitoramento do serviço.

Outro ponto destacável é que as receitas e a variedade das preparações serão padronizadas conforme a cultura regional. Poderão ser fornecidas as dietas individuais, as quais os cardápios são adaptados de acordo com a necessidade dos alunos.

“Destacamos ainda que pontos como a fiscalização, junto com o Conselho de Alimentação Escolar, e a garantia de aquisição de até 30% dos produtos da merenda na agricultura familiar serão mantidos, itens que são nosso dever, para garantir uma merenda exemplar para nossas crianças”, afirmou a secretária de educação.

 

Acompanhamento e transparência

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças, através do secretário Darci Maia, enviou para a Câmara de Pirapora e demais órgãos públicos do município o convite para o acompanhamento da sessão marcada para o dia 27/11. A intenção é oferecer total transparência neste processo licitatório.

As informações sobre este pregão estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Pirapora (http://www.pirapora.mg.gov.br/) e nos Diários Oficiais da Associação Mineira dos Municípios (AMM) Diário Oficial da União (DOU) e no site da Imprensa Oficial de Minas Gerais.