Lançamento da Campanha de Prevenção e Combate a AIDS

Publicado em: 4 de dezembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

Na abertura da Campanha de Prevenção e Combate a AIDS nesta sexta-feira, dia 01, várias ações foram realizadas pelo Centro de Promoção a Saúde de Pirapora em parceria com a Atenção Primária e o Centro de Educação Permanente em Saúde.

Na Praça dos Cariris, na parte da manhã foram feitos testes rápidos, além de panfletagem e orientações para a população que passava no local. O serviço de saúde também esteve presente em outros bairros da cidade, realizando um pedágio educativo, levando a informação para a comunidade dos bairros Nova Pirapora, Bom Jesus e outros.

À noite, a equipe da Secretaria de Saúde de Pirapora trouxe para a Praça dos Cariris a peça: ‘O Melhor é Prevenir’, um brinde da Cia Ciranda de Atores, que animou o público e levou informações atualizadas sobre o hiv e a AIDS.

Para o coordenador do Centro de Promoção a Saúde de Pirapora, Luis Henrique Cunha, “muitas pessoas vivem com o vírus do hiv e não sabem, então melhor é saber o quanto antes. Precisamos conscientizar os nossos jovens para que eles tomem medidas de proteção, pois é o público que mais se expõe ao vírus por não ter vivido o terror do início da epidemia da doença. É preciso ter o alcance maior de toda a população infectada para que possamos até 2030, conforme as metas do Ministério da Saúde quebrar essa cadeia de transmissão, com mais pessoas em tratamento. O preconceito causado pela falta de informação sobre a AIDS é um problema, por isso a principal estratégia da nova campanha do governo é diminuir o número de portadores de hiv e para que não desenvolvam a AIDS, apostando na ampliação do diagnóstico e tratamento. A partir das inovações tecnológicas, já temos pessoas que vivem normalmente com o hiv sem manifestar a AIDS, que não vão morrer com AIDS. Mas, se a pessoa for infectada e não se cuidar, o vírus deixa o sistema imunológico tão baixo, que até mesmo uma gripe pode matar. Convido todos que desejam saber mais sobre a AIDS, Hepatites, Sífilis e outras infecções, a conhecer o Centro de Promoção a Saúde de Pirapora, localizado a Rua Montes Claros, 1214. O teste é totalmente sigiloso”, ressaltou.

No próximo dia 6 de dezembro, dentro das ações de prevenção e combate a AIDS, haverá no Centro de Educação Permanente em Saúde, o Cinema Comentado, às 16h, aberto ao público, com a participação especial das psicólogas Magda SeraiEdine e Doricélia Rodrigues.