Guarda Municipal realiza momento de formação

Publicado em: 25 de setembro de 2017

Visando interagir com os servidores e proporcionar um momento de crescimento pessoal e profissional a Guarda Municipal de Pirapora se reuniu no último sábado (23) no Ginásio Poliesportivo em um encontro de formação teórica e pratica.

Na palestra “Frustração versus Viver em nível profissional”, o Investigador de Polícia João Paulo da Silva abordou a importância de trabalhar a satisfação no trabalho e na vida em família. “No ambiente de trabalho o funcionário busca a aprovação da administração pública, de acordo com as atribuições se tem, desenvolvendo com responsabilidade a nossa autoridade a fim de ir além do individualismo. Somado ao papel profissional, temos ainda as demandas pessoais e familiares. No caso do homem, a sociedade exige um papel de provedor que vem com grandes exigências”, explanou o palestrante.

João, que também é professor, relatou a importância de nos educarmos para desconstruir a cultura de frustração que pode levar as pessoas à violência e enfermidades. "Nosso dia a dia gira em torno do reconhecimento e recompensa como necessidade de valorização. Porém uma das chaves para evitar a frustração é trabalhar a satisfação de dentro pra fora, compatível com nossas atitudes, sem por todas as nossas esperanças na resposta que o outro nos dá. Quando estamos cientes de que cumprimos nosso papel e temos gratidão pelo que alcançamos na vida podemos evitar decepções”, reforçou.

A palestra, que foi alusiva principalmente ao Dia dos Pais e o papel do homem no âmbito familiar e profissional trouxe aos guardas municipais uma visão de que a satisfação passa pelo reconhecimento pessoal e pelo exercício da autenticidade individual, que contribuem para um bem maior e coletivo.

Uso das ferramentas de trabalho

No treinamento prático o Terceiro Sargento da Policia Militar, Uiraquitan Eugênio abordou principalmente o desenvolvimento intelectual como estratégia tática no trabalho dos Guardas Municipais.

“O uso das táticas intelectuais são essenciais para o desenvolvimento de qualquer agente de segurança pública. Uma vez que o instrumento de trabalho, como a arma e a tonfa, precisam da total consciência do profissional dessa área. Atualmente, a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP proporciona vários cursos de formação para servidores do ramo. É uma ótima ferramenta para todos nós”, reforçou Uiraquitan.

No treinamento pratico o mestre de boxe chinês, explicou a importância de usar a tonfa (Arma, de origem oriental, composta por um bastão fino e comprido, com uma pega perpendicular) com consciência. “É preciso entender ela como uma extensão do seu corpo. A tonfa é praticamente uma armadura para o corpo, guardando a principalmente quem tem menos resistência à dor e evitando lesões no agente de segurança publica”.

Logo após Uiraquitan Eugenio realizou um leve treinamento com exercícios prticos abordando o uso da tonfa.

O Comandante da Guarda Municipal, Gercino Pereira, reforça os agradecimentos à equipe de guardas que organizou o momento e também aos palestrantes: “Momentos como esse renovam a autoestima e formação dos servidores. Além de aprender técnicas e conhecimentos teóricos podemos também nos confraternizar e cultivar o convívio saudável”.