Formação em prol da inclusão nas escolas

Publicado em: 22 de agosto de 2017

A Secretaria Municipal de Educação deu um grande passo rumo à transformação da rede de ensino do munícipio de Pirapora com a realização do primeiro Workshop de Apoio à Inclusão no último sábado (19), no Centro de Convenções. O evento foi um dia de formação a respeito dos temas que envolvem a inclusão das crianças e adolescentes atípicas no ambiente escolar e, consequentemente, seu desenvolvimento na sociedade.

Na cerimônia de abertura, durante os pronunciamentos, o vereador Luciano Rodrigues fez o compromisso de registrar na Câmara Municipal projeto de lei para inclusão da Semana da Educação Especial no calendário oficial do Município. Também presente no evento o vereador Eder Danilo, falou da importância da inclusão social e parabenizou a administração por promover esse tipo de evento que favorece a discussão junto com os profissionais da educação. Em seguida, a secretária de educação Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, também representando a prefeita Marcella, enfatizou a importância de momentos como este.

“Esse workshop, proposto pelo Setor de Educação Especial, construído com os setores da SEMED, proporciona a formação dos profissionais, que é um passo importantíssimo na construção de uma educação de qualidade e que atenda a realidade das nossas crianças. Além disso, a Semana da Educação Especial leva para as unidades de ensino essa discussão de forma lúdica e pedagógica, interagindo com a comunidade escolar de forma muito produtiva”, ressaltou Mara Bianca.

A secretária também agradeceu a parceria do Instituto Estrela de Montes Claros, que doou as palestras ministradas no workshop: “Todas as profissionais do Instituto tem alto nível de formação e experiência no trabalho com as crianças especiais. Além disso, é visível o carinho de todas com a educação e como essa instituição busca proporcionar ao maior número de profissionais o acesso a essas vivências”. Mara Bianca finalizou agradecendo também a presença de todos que dedicaram um dia inteiro para aprimorar seus conhecimentos.

Temas importantes

Desde sua implementação, a educação inclusiva no Brasil busca eliminar a segregação de pessoas com necessidades especiais. Apesar de ainda enfrentar muitos desafios, profissionais deste setor tem desenvolvido varias estratégias para trabalhar a inclusão de forma efetiva nas escolas.

“Um ponto fundamental para essa nova realidade é fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com necessidades educacionais especiais. Só o envolvimento de todos que convivem com as crianças atípicas é que poderá garantir a inclusão de verdade e proporcionar a aprendizagem de todos os alunos na escola regular”, afirma Raquel de Queiroz, Coordenadora do Setor de Educação Especial da SEMED.

O cronograma de palestras, elaborado pelo Instituto Estrela, contemplou os principais temas que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem das crianças especiais. De forma interativa e acessível as profissionais trabalharam: Acessibilidade e adequação postural; fala, linguagem, aprendizagem, voz, Método Bocar; a importância do professor de apoio para o desenvolvimento do aluno; indicadores para encaminhamento e testes para diagnóstico; a importância da autonomia e independência na realização das atividades de vida diária e interferência sensorial no aprendizado; comportamento criança/família/escola e sensibilização dos professores e música como recurso facilitador na concentração.

“A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar”, reafirma Thalita Estrela que é piraporense e co-fundadora do Instituto Estrela.