CAPS adulto de Pirapora alerta sobre a importância da prevenção do câncer

Publicado em: 21 de novembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A coordenadora do Caps adulto de Pirapora, a psicóloga Mariana Rodrigues realizou junto a equipe de saúde do CAPS, no dia 13 de novembro, às 8 horas, a abertura da Campanha Novembro Azul, e o encerramento do evento: Outubro Rosa e Vermelho.

O objetivo, segundo informou a coordenadora, é abrir espaço para lembrar os pacientes sobre o cuidado com a saúde do homem e também da mulher, e explicar como se previnir do câncer de mama e próstata, sífilis e outras DSTs. Participaram do evento, profissionais do Centro de Promoção à Saúde (SAECTA) que realizaram o cadastro, testagem anônima, e deram explicações sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A enfermeira do CAPS adulto, Paulielly Glória dos Santos fez um alerta sobre o câncer de próstata e de mama, “O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estado avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle da doença. Assim como também, o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas. O excesso de peso é um fator de risco para o câncer de mama principalmente após a menopausa. É importante a conscientização, o cuidado com a alimentação, fazer atividade física e principalmente cuidados com a autoestima e bem estar do paciente”, disse a enfermeira.