Balanço positivo da III Semana do Bebê de Pirapora

Publicado em: 5 de julho de 2017

Foram seis dias de atividades e dedicação intensa para realização deste projeto que leva para as comunidades a discussão sobre o cuidado à primeira infância e busca proporcionar aos pais, profissionais e crianças do nosso município momentos de aprendizado sobre convívio, educação e saúde dos nossos bebês.

Nessa terceira edição as Secretarias Municipais de Educação, Família e Políticas Sociais e de Saúde reuniram profissionais de várias áreas para trabalhar o tema “IDENTIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA” abordando os diversos desafios e formas de desenvolvimento dos bebês nessa faixa etária com foco na identidade pessoal e identificação com o outro e com o meio.

Abertura

A cerimônia de abertura da Semana do Bebê foi um momento marcante com participação massiva da comunidade escolar do município e também acadêmicos de vários cursos da cidade. As atrações da noite foram o cantor Lobão e os alunos do Projeto Dança Na Escola coordenado pela professora Tatiane Souza Carvalho da Escola Municipal Mathilde Cordeiro.

A mesa de honra foi composta pela Articuladora do Selo Unicef Clarissa Lino, a Superintendente de Apoio ao Ensino Infantil Sirlene Simões, a Doutora em Educação Jacqueline Araujo Corrêa Mendes, a Secretária de Educação Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, o  Secretário de Saúde Sinvaldo Alves, a Secretária de Família e Políticas Sociais Heloísa Alves de Almeida Gribel, o vereador Luciano Rodrigues e o Coordenador Norte da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Breno Nolasco.

Representando a prefeita Marcela, Mara Bianca ressaltou que a Semana do Bebê é uma ação do poder público para fortalecer e as equipes que trabalham dia a dia com as crianças do município. “Uma criança precisa de uma rede de proteção que possa garantir a ela seu desenvolvimento desde a gestação, passando pela vida escolar e sua transição para a juventude. Por isso é tão importante a atenção à primeira infância, já que esse período é a base de formação das crianças”.

A secretária finalizou agradecendo a parceria das demais secretarias do município, bem como, do Corpo de Bombeiros, Pastoral da Criança, Rotary e Casa da Amizade, da Unimontes e principalmente das creches que se doaram muito para construir a programação da Semana do Bebê 2017.

Comunidade escolar engajada

De 26 a 30 de junho mães, pais, servidores e parceiros se empenharam para fazer acontecer uma semana de atividades construtiva para a comunidade de cada creche do município.

A programação contou com palestras, rodas de conversa e orientações, voltadas para os pais e responsáveis, que abordaram os temas que envolvem o zelo a primeira infância. Foram eles: higiene bucal e corporal na primeira infância; aleitamento materno, doação de leite materno ao centro de terapia intensiva neonatal, cuidados dos primeiros dias do bebê; identidade e identificação com o outro na primeira infância, documentos importantes; exercícios respiratórios na primeira infância e primeiros socorros e acidentes comuns na primeira infância.

Todos os dias a equipe das creches e CEMEI’s também proporcionaram momentos lúdicos com as crianças voltados para a identidade e identificação na primeira infância e também com o tema meio ambiente.

Encerramento de sucesso

A culminância ocorreu sábado e foi momento de trazer para a Praça dos Cariris toda a beleza do trabalho pedagógico realizado durante a Semana do Bebê em cada creche e CEMEI. Pais, alunos, professoras, gestores das unidades de ensino e toda comunidade que passou pela praça puderam sentir um pouco do trabalho realizado nas creches durante a semana.

As tendas trouxeram exposição e orientações sobre Confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado e experimentação musical com os acadêmicos de Pedagogia da Unimontes; orientações sobre a doação de leite materno para a UTI Neonatal da Fundação Hospitalar com a equipe do Posto de Coleta Frei Theodoro; empréstimo de livros com o Clube Literário Tamboril; exposição de jogos, brinquedo e instrumento musicais com alunos do Magistério da escola Heloisa Passos; orientação sobre alimentação alternativa e tratamentos caseiros com a Pastoral da Criança; recolhimento de doações para UTI Neonatal da Fundação Hospitalar com o Rotary e Casa da Amizade e orientações sobre o combate ao Aedes Aegypth com a equipe de Epidemiologia.

O charme do encerramento ficou por conta das apresentações artísticas da Creche Cícero Passos com a musica Bonequinha pelas crianças do Maternal II; interpretação musical com jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e dança A Arca de Noé com alunos do Magistério da escola Heloisa Passos.