Cerimônia de Abertura. 03/04/2018 17:33

Abertos os Jogos Escolares de Pirapora

Autor(a): Hebert Vinicius/ASCOM. Foto: ASCOM.

Na tarde desta segunda-feira (02/04) foi realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares de Pirapora - JOESP 2018 - no Ginásio Poliesportivo.

Após a composição da mesa de honra, que contou com o secretário de governo, Sinvaldo Alves, o secretário de esportes, Aldair Delfino, o vereador Tião Santana e o presidente da Câmara, Leandro Rios, os alunos das escolas participantes foram convidados a adentrarem na quadra com as respectivas bandeiras das instituições de ensino. Nas arquibancadas, as torcidas deram um show a parte com o desfile dos atletas.

Depois de lido o juramento dos alunos a competição foi oficialmente aberta, com a empolgante partida de futsal masculino entre as escolas Luiz Balbino e Funam, a qual empolgou as centenas de pessoas presentes nas arquibancadas.

A competição

Realizado pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esportes e Juventude, o JOESP 2018 será disputado entre os dias 02 e 13 de abril no Ginásio Poliesportivo. Ao todo 12 escolas estão inscritas, o que totaliza a participação de mais de 800 alunos.

Serão quatro modalidades em disputa, nos naipes feminino e masculino: Basquetebol, futsal, handebol e voleibol. São dois módulos, tendo como critério as faixas etárias dos alunos. O Módulo I, será disputado pelos alunos nascidos entre 2004 a 2006 e no Módulo II, estão reunidos os que nasceram de 2001 a 2003. Os jogos serão diurnos e no contraturno dos estudantes.

Destaque no Brasil e no mundo

O JOESP equivale a primeira das quatro etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Nesta fase municipal, as equipes e atletas que se destacarem podem garantir a sua participação no microrregional do JEMG, a ser realizada pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional.