Faça bonito: conte para alguém

Publicado em: 15 de maio de 2017

Uma semana recheada de eventos e comemorações. É essa a expectativa em Pirapora quanto ao Movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza principalmente pela luta e concretização dos direitos das pessoas com sofrimento mental (total ou reduzido). Durante a manhã desta segunda-feira, 15/05, a prefeitura de Pirapora, e as secretarias municipais da Família e Políticas Sociais; e de Educação, receberam crianças da Escola Municipal Geny Hatem, com o intuito de apresentar o programa “Faça Bonito – Conte para Alguém”. O ato aconteceu no Centro de Convenções (às margens do rio São Francisco). A programação segue durante toda a semana, em especial, na quinta-feira, dia 18/05, data alusiva à Luta Antimanicomial, inclusive com panfletagem nas ruas, em especial no semáforo localizado na Avenida Brasil, esquina com rua Rio Grande do Sul.

No evento, as crianças interagiram com o grupo de teatro e professoras, assistiram vídeos sobre orientações infantis (alerta contra pedófilo e abuso sexual), ouviram músicas animadas e responderam perguntas sobre o que pode e o que não pode fazer (com o uso de plaquinhas verdes – quando a resposta era positiva, e vermelha, no caso de negativo). O Conselho Tutelar de Pirapora também marcou presença.

“Quero parabenizar todos os equipamentos sociais envolvidos, em especial aos CRAS’s dos bairros Aparecida e Cidade Jardim, equipe da Proteção Social Básica, Nuca, Creas etc.Esse Movimento merece atenção por parte da sociedade, que precisa entender e compreender que não se pode isolar pessoa com sofrimento mental. Todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade e de viver em sociedade, recebendo cuidado, tratamento, carinho e amor de todos”, pontuou a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel.