Pacientes oncológicos de Pirapora participam do evento Mulher Mãe

Publicado em: 11 de maio de 2017

O evento ‘Mulher Mãe’ foi organizado pelo Centro de Referência da Mulher em parceria com as Secretarias de Saúde, SEFAM, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Unimontes, o projeto ‘Espelho, Espelho Meu’ e o Projeto Reagir, no dia 10 de maio, no Centro de Educação Permanente em Saúde, direcionado às mulheres que estão em tratamento no serviço de oncologia cadastradas na Secretaria de Saúde de Pirapora, no Tratamento Fora de Domicilio-TFD.

O secretário de Saúde, Sinvaldo Alves que representou a prefeita de Pirapora, Marcella Machado Ribas Fonseca, falou sobre o momento de acolhimento e como funciona o atendimento. “Em Pirapora antes, o índice de mortalidade materna e infantil era muito alto, agora diminuiu mais.Nosso trabalho é humanizar, acolher o paciente eintegrá-lo a Política de Prevenção e Controle do Câncer,que visa garantir o cuidado integral ao usuário, na rede de Atenção à Saúde. Quando a pessoa é diagnosticada com o câncer, ela recebe toda a atenção da secretaria por meio do TFD que oferece os exames comuns, que são feitos em Pirapora, e outros de alta complexidade que são realizados em outros municípios, além de transportes e consultas especializadas em Montes Claros e Belo Horizonte. É importante preservar a vida, a saúde e o bem estar das pessoas. Ao falar da mulher e principalmente da mãe, falo com todo o meu coração, pois quando a mulher adoece a família inteira sofre. Com esta finalidade criamos nesta gestão o Projeto de Humanização, Logística e Integração para os pacientes oncológicos. O nosso desejo éimplantar em Pirapora um Laboratório Especializado e uma Clínica de Tratamento Oncológico”, ressaltou.

A coordenadora do Projeto de Oncologia Municipal, Shirley Ferreira Silva Alves,recebeu muitos elogios das pacientes durante o evento, em relação ao atendimento do TFD. Ela explicou que o projeto visa cadastrar, visitar e conhecer a realidade dos pacientes.“Queremos ouvi-los e identificar as suas necessidades para melhor atende-los”, disse.

O diretor do Projeto Reagir, Dão Damásio,explicou que o projeto consiste em compartilhar experiências vivenciadas, desenvolver oficinas de arte terapia e atividades relacionadas ao bem estar que despertem nas pessoas a necessidade do auto cuidado físico e mental.

A Secretária da Família em Políticas Sociais, Heloísa Gribel destacou a importância da parceria da Secretaria da Saúde no projeto. “O trabalho da Secretaria de Saúde é muito importante, assim como também da Secretaria da Família e Políticas Sociais na garantia dos direitos dos pacientes e também na realização de ações que visam melhorar a sua qualidade de vida”, explicou a secretária.

Participaram do evento, o diretor do Projeto Reagir (Conscientização e Luta contra o Câncer), Dão Damásio, o Conselho Municipal de Saúde, através do presidente do conselho, João Crisóstomo e os outros membros; a presidente do Centro de Referência da Mulher, Kênia Barros; a representante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Unimontes, Marúcia Carla D'Afonseca Santos Borges