Monitoramento do Plano decenal da Educação

Publicado em: 11 de maio de 2017

O Plano Nacional de Educação (PNE) se instala em todo país como elemento norteador das diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O planejamento, que foi adaptado à realidade de cada município, visa atender a parte estruturante da educação básica; a  promoção da equidade através da redução da desigualdade e valorização a diversidade; a valorização dos profissionais da educação e ainda o aprimoramento do ensino superior.

A partir de agora, o Ministério da Educação em parceria com as demais instâncias do poder público, criaram um referencial para o monitoramento das ações do Plano.  “Essa metodologia chega aos municípios como ferramenta para garantir que os PNE’s não sejam teorias engavetadas nas secretarias de educação. Esse repasse proporcionará o monitoramento das ações que implementam as políticas do Plano Descenal na pratica em cada região do país”, afirma Katia Regina Gonçalves Frota, avaliadora educacional da SASE/MEC/UNDIMEMG.

Durante o dia inteiro a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora recebeu representes dos municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lagoas dos Patos, Ponto Chique, São Romão e Santa Fé de Minas para capacitação ministrada pela avaliadora educacional.

“Nessa capacitação pudemos aprender novos métodos e construir parcerias, o que é fundamental para desenvolver um bom trabalho em nosso município. Através desse monitoramento é que vamos conseguir os recursos e resultados esperados para construir uma educação de qualidade”, ressalta Claudia Rocha dos Santos, Secretária Municipal de Educação de São Romão.

Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, Secretária Municipal de Educação de Pirapora reafirma: “Pirapora está centralizada na microrregião e para nós da SEMED receber aqui as equipes de trabalho destes sete municípios é um orgulho. Sabemos que construímos a partir de agora não só uma capacitação, mas sim uma rede de contato para o desenvolvimento da educação em nossa região. Nós queremos melhorar a cada dia para que nossas crianças vivenciem o poder de uma nova educação”.

Acompanhamento e trabalho em equipe

A equipe pedagógica da SEMED, visando agilizar o processo de implantação do método de acompanhamento do Plano Municipal de Educação, já reuniu os representantes de cada setor para traçar a melhor forma de realizar o monitoramento aprendido na capacitação da SASE/MEC/UNDIMEMG.

“Nossa secretaria conta com um corpo de funcionárias que trazem competências fundamentais ao desenvolvimento deste plano, que em suma busca uma educação de qualidade para os municípios. Além disso, as reuniões periódicas e o contato constante entre a equipe e com as unidades de ensino do município vão nos proporcionar uma transformação real na educação de Pirapora”, ressalta Rodrigo Barbosa, responsável pela Gestão das Políticas Pedagógicas da SEMED.