Secretaria de Saúde de Pirapora inicia o programa Melhor em Casa

Publicado em: 24 de abril de 2017

Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos, com ou sem agravamento ou recém-operados são prioridades do programa Melhor em Casa.  Com o objetivo de implantar o programa do governo em Pirapora, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação para profissionais da área, no dia 18 de abril, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

O foco do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), segundo informações da enfermeira convidada de Francisco Sá, Ana Luiza Neves Cerqueira, é a desospitalização e suporte na atenção primária. “O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento”, explicou.

A apoiadora do COSEMS- MG, Mirna Thaís Fernandes Oliveira, que orientou a capacitação junto com Ana Luíza, informou que o atendimento é realizado por equipes multiprofissionais e de atenção domiciliar.

Em Pirapora, receberam a capacitação as equipes que compõe o Programa Melhor em Casa; os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonodiólogos, psicólogos e fisioterapeutas.  Também foram capacitados membros do Conselho Municipal de Saúde, as equipes da atenção primária, das UAPS, da regulação municipal, de Fisioterapia e de Fonoaudiologia e os profissionais da Fundação Hospitalar.

O secretário de Saúde, Sinvaldo Alves ressaltou que a atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família. “O carinho da família e uma boa assistência em saúde é fundamental na recuperação das doenças. O programa representa um avanço para Pirapora, pois ajudará a desocupar os leitos hospitalares, e proporcionará melhor atendimento e regulação dos serviços”, concluiu.