Ações da Saúde durante o Carnaval

Publicado em: 2 de março de 2017

Ações sanitárias e de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e não transmissíveis, além do atendimento médico e assistência ambulatorial são as medidas que foram tomadas pela Secretaria de Saúde de Pirapora, durante os dias de folia.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, que também é engenheira de Alimentos/fiscal, Ana Paula Neri Mariz, nasexta- feira, 24, a vigilânciainiciou a 2ª etapa de ações sanitárias com os barraqueiros. A primeira etapa aconteceu com reuniões feitas com as associações: Associação dos Barraqueiros da Ferinha; Associação dos Barraqueiros da Orla e Associação dos Barraqueiros das Duchas, quando foram apresentadas as normas para o funcionamento das barracas no carnaval,contemplando segurança alimentar e fatores como; o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como, o acondicionamento dos produtos.

A grande novidade, lançada neste ano, segundo informou a coordenadora da VISA foi a solicitação do Alvará Sanitário feita pelos barraqueiros. A vigilância também fez plantões, durante a semana, para atenderentorno de 90 barraqueiros que trabalharam durante a festa.

“Fechamos as fiscalizações com 98 % dos barraqueiros com alvará sanitário, e somente duas ocorrências de interdição cautelar de barracas que tentaram burlar as regras sanitárias, sendo considerado, portanto, um bom saldo. A nossa tentativa para os próximos eventos é trabalhar para zerar essas ocorrências, e para que os foliões possam se divertir sem preocupações. Ressalto o enorme esforço dosbarraqueiros em atender bem a população. Também foram feitas fiscalizações efetivas, nos bares e restaurantes do circuito, nenhum deles funcionou sem Alvará Sanitário. Agradeço o apoio da equipe, a atual referência técnica de alimentos a fiscal/nutricionista Vanessa Lima, a referência técnica de grandes eventos, a fiscal, Eliane Marangon, e de mais oito fiscais que trabalharam conosco. Agradeço ainda o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar”, destacou Ana Paula.

Ações de prevenção foram realizadas pelos agentes comunitários em parceria com o SAE/CTA todos os dias do carnaval. Os profissionais de saúde da Atenção Primária e do CTA facilitaram o acesso ao preservativo e contribuíram com a promoção e proteção à saúde sexual. “Foi uma parceria de sucesso, agradeço a todos que participaram da campanha Carnaval com Saúde: Diversão Segura é Legal”, agradeceu o coordenador do SAE/CTA, Luiz Henrique.

Durante o carnaval foram feitos alguns atendimentos e não foi registrada nenhuma ocorrência grave, segundo informou o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Gilson Nascimento.