Mais Lidas
SESAU discute com UAPS ações estratégicas em prol da comunidade 26/03/2018 08:49

SESAU discute com UAPS ações estratégicas em prol da comunidade

Autor(a): kelly Cristina Foto:

Sobre os trabalhos realizados nas 17 unidades de Estratégias Saúde da Família e UAP central de Pirapora, a coordenadora Joice Quadros informou que foi realizada reuniões com os responsáveis pelas UAPs durante a semana para redefinir o planejamento estratégico da Atenção Primária, visando melhorar o acolhimento.

“Contamos com equipe multiprofissional nas unidades e na atenção domiciliar.Trabalhamos com a abordagem à pessoa vítima de violência, além de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. Também é feito o cadastramento das famílias. Acompanhamos o crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e são feitas atividades educativas de prevenção e promoção da saúde individual e coletiva. Além de aplicação de vacinas, ainda é feito o rastreio de doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer e a administração de medicamentosquando necessários; como Hanseníase e Tuberculose”, informou a coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros. 

O assessor administrativo da Secretaria de Saúde de Pirapora, Valdson Resende diz que intervenções emergenciais são importantes e serão feitas; “a secretária de Saúde, Maria Cândida tem feito visita aos setores e vem coordenando diversas mudanças dentro da SESAU, inclusive em equipes integradas a Saúde da Família; como o NASF, o PSE e outros setores”, destacou Valdson. 

A secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza disse que a secretaria faz o atendimento a toda família; criança, adolescente, mulher, homem e aos idosos. Realizamos assistência ao pré-natal; acompanhamento a gestante após o parto. “Além de outros atendimentos como: pessoas com sofrimento psíquico, problemas de saúde relacionados ao trabalho, e oferecemos assistência à pessoa com doença terminal”, lembrou Cândida. 

Para realização de qualquer atendimento pelo SUS é necessário ter em mãos o Cartão SUS e documento pessoal com foto. O cartão SUS deverá ser solicitado na Estratégia Saúde da Família de referência. E para confecção do mesmo é necessário documento pessoal e comprovante de residência. As unidades funcionam durante a semana, de 7 às 11h e das 13 às 17h. Somente a vacinação dependendo da rotina, pode encerrar mais cedo, no horário de 16:30h.