Mais Lidas
Secretaria de Saúde de Pirapora informa quais cuidados tomar para prevenir a Conjuntivite e evitar a propagação 09/03/2018 11:57

Secretaria de Saúde de Pirapora informa quais cuidados tomar para prevenir a Conjuntivite e evitar a propagação

Autor(a): kelly Cristina Foto:

A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou alérgica e com sintomas bastante semelhantes, mas os tratamentos podem se diferenciar, de acordo com o oftalmologista Lamartine Lafetá, do Cento de Especialidades Médicas de Pirapora.

O especialista do Cem explica que a doença pode aparecer o ano todo, mas no verão é mais frequente, “a conjuntivite infecciosa mais comum é a viral, seguida da bacteriana. Ambas podem ser transmitidas pelo contato interpessoal direto ou por objetos contaminados. Por isso é importante à higiene das mãos com sabão e álcool, evitando a propagação. A conjuntivite alérgica, diferente das outras não é contagiosa. Dependendo da época do ano podemos ter surto de conjuntivite viral, a mais comum entre todas. Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos, irritação e lacrimejamento. O paciente com esses sintomas deve procurar avaliação oftalmológica para início do tratamento, que difere em cada caso”, informou o médico.

A coordenadora da Atenção Primária de Pirapora, Joice Quadros informou que em casos de surto, a UAPs central conta com o profissional capacitado no assunto, o Dr. Lincoln Ziviani.

PREVINA-SE

Para evitar a transmissão é necessário tomar os seguintes cuidados: não compartilhe objetos de uso pessoal (como óculos e travesseiros); evite coçar os olhos; lave a mão com frequência; cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos; nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e pare de usar se começar a apresentar os sintomas;Lave as mãos frequentemente, especialmente quando passar tempo na escola ou em outros lugares públicos;Mantenha acessível um desinfetante manual (por exemplo, álcool gel) e use-o com frequência;Limpe sempre as superfícies com um antisséptico apropriado; o aconselhável é procurar um médico.