Mais Lidas
Cerimônia realizada na capitania dos Portos do São Francisco 12/06/2018 16:36

Marinha Celebra Batalha do Riachuelo

Autor(a): Ascom Foto: Ascom

No dia, 11/06, o secretário Municipal de Governo, Sinvaldo Alves, representou a Prefeita Marcella Fonseca, na tradicional solenidade em comemoração a Batalha do Riachuelo, na Capitania Fluvial do São Francisco.

A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina). Esta batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai estava em busca de uma conexão com o mar, uma via para transportar pessoas e mercadoria. A estratégia da frota militar do país inimigo, era atacar os navios brasileiros na madrugada, durante o nevoeiro intenso, porém com uma manobra as forças navais brasileiras, liderada pelo Almirante Barroso derrotaram o Paraguai, impedindo o controle dos rios Paraná e Paraguai, a conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai ea importação de armas da Europa.

Em Pirapora participaram da solenidade o 55° Batalhão da Infantaria do Exército Brasileiro, os oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e comunidade. Na solenidade o hino nacional Brasileiro foi executado pela banda do Exército Brasileiro, também foi realizada a graduação de alguns militares presentes e a leitura da carta do Presidente da República, Michel Temer. 

O Capitão dos Portos do São Francisco, Comandante Nonato, convidou algumas personalidades, para entregar o diploma que materializa um título honorifico reconhecedor de órgãos, instituições ou personalidades, prestadoras de relevantes serviços à Capitania Fluvial no cumprimento de sua missão.