Aprender para incluir: Alunos da Escola Municipal Dona Rita Santos Braga concluíram Curso de Libras
Foi encerrado, na última semana, o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Escola Municipal Dona Rita Santos Braga, no Bairro Sagrada Família. Com a participação de dezenas alunos do 6º ao 9º ano da própria unidade, a iniciativa foi uma grande oportunidade de assegurar mais inclusão e respeito à comunidade surda do município.
Iniciado neste semestre, o curso foi ministrado pela professora intérprete Martha Canaã, durante o período de contraturno dos estudantes, duas vezes por semana. De acordo com a diretoria da escola, 15 alunos conseguiram completar a sua formação.
Para celebrar a conclusão dos conhecimentos e experiências adquiridas, que proporcionaram mais sensibilidade, empatia e compromisso com a diversidade, foi realizada uma solenidade para celebrar, quando os alunos também fizeram apresentações temáticas.
Para a diretora Lílian Costa, cada sinal aprendido representa um passo em direção a uma escola mais acessível, humana e consciente do seu papel social. “Parabenizamos todos os alunos que se dedicaram, participaram e se permitiram aprender uma nova forma de se expressar. Vocês demonstraram sensibilidade, empatia e compromisso com a diversidade. Que este encerramento não seja um ponto final, mas o início de uma caminhada contínua em favor da inclusão, do respeito às diferenças e da construção de uma sociedade mais justa”. Felicitou a diretora.