Atualização do Inventário de Bens Culturais 2025 assegura preservação e Identidade de Pirapora
O Inventário dos Bens Culturais de Pirapora, versão 2025, foi concluído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), nos últimos dias. O processo de atualização, conduzido todos os anos, visa a conformidade com as diretrizes que asseguram a preservação dos bens culturais do município.
De acordo com a Secretaria de Cultura, todas as atividades desempenhadas e a mobilização da equipe resultam na soma de pontos dentro do ranking do ICMS Cultural. Portanto, a entrega desse relatório anual impacta diretamente na arrecadação de mais recursos e repasses dos Governos Federal e Estadual, que são destinados para a sustentabilidade dos patrimônios históricos catalogados e monitorados pela SEJUC.
Ainda segundo a Secretaria de Cultura, o inventário de proteção do patrimônio cultural é fundamental para identificar, documentar e reconhecer bens materiais e imateriais que representam a memória e a identidade de um município. Ele orienta políticas públicas de preservação, garantindo que esses bens sejam protegidos contra descaracterizações ou perdas. Além disso, o inventário subsidia ações de educação patrimonial e planejamento urbano, integrando o patrimônio ao desenvolvimento sustentável. Sobretudo, torna-se uma ferramenta estratégica para valorizar a história local e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.
Acesse o Relatório Atualizado do Inventário de Proteção do Acervo Cultural, que demonstra os dados e indicadores, dentre outras informações, que embasam o planejamento de diretrizes operacionais na proteção contra perecimento ou degradação. Clique aqui para acessar o Relatório 2025.