Pirapora fortalece o campo com a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
Pirapora sediou ontem, 22/10, no Centro de Convenções, a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMATER-MG, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.
Com o tema “Uma Agenda Política de Transformação Agroecológica para o Brasil Rural”, o evento reuniu representantes do poder público, entidades rurais, produtores e membros da comunidade interessados em debater o futuro sustentável do campo.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Santos Soares, o objetivo da conferência é discutir e construir coletivamente políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
“Estamos construindo uma agenda positiva, com políticas que possam transformar a vida no campo, mas com o olhar direcionado à sustentabilidade, valorizando o trabalhador rural e a preservação ambiental. O próximo passo é colocar em prática os eixos debatidos neste evento, sem esquecer de levar também as reivindicações para a conferência estadual que acontecerá em breve”, comentou o secretário Flávio Santos.
A conferência integra o movimento nacional “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, e para o vice-prefeito João Maurício Da Silva (Maurisim), é um passo importante para a valorização das comunidades rurais. “Nossa agricultura familiar é riquíssima, portanto, hoje estamos fazendo a consolidação e o fortalecimento da nossa agricultura local, dando a essas famílias e ao campo voz e incentivos para o crescimento sustentável”, finalizou João Maurício.