10ª Jornada do Patrimônio Cultural valoriza a memória e a identidade de Pirapora

Publicado em: 9 de outubro de 2025
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), promoveu a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural, nas últimas semanas, que contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino e do Sistema SESI. Dezenas de alunos e profissionais da Educação tiveram a oportunidade de conhecer de perto os principais bens culturais materiais, saberes e fazeres, formas de expressão, manifestações artísticas, locais e demais aspectos que compõem o patrimônio cultural piraporense.

Conduzidos pelo diretor de Patrimônio Cultural, Adélio Brasil, os participantes da jornada, que neste ano tem como tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”, seguiram por um roteiro rico em história e sentimentos, conforme a proposta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais. Nesta edição, o grande objetivo é a reflexão sobre a intrínseca relação entre patrimônio cultural e natural e o patrimônio material e imaterial, e a importância dos nomes de lugares como elementos de memória e identidade.

Neste sentido, foram realizadas visitas na boca da Ponte Marechal Hermes, que além de ser um nome fortemente simbólico, é um lugar de referência afetiva, histórica, paisagística e social em Pirapora. As comitivas também passaram pelo Centro da cidade, especialmente no Mercado Central e na Praça dos Cariris, quando puderam entender mais sobre o significado do nome da cidade com a influência indígena e os pescadores.