Afeto e acolhimento marcam abertura da Semana do Bebê em Pirapora

Promovida pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e Secretaria de Saúde (SESAU), a Semana do Bebê 2025 teve a sua solenidade de abertura na noite desta segunda-feira (22/09), no Porto do Vapor Benjamim Guimarães. Até a próxima sexta-feira (26), uma vasta programação vai estimular e potencializar o afeto, acolhimento e a integração nas creches e cemei´s do município.
Prestigiada por profissionais da Rede Municipal de Ensino e por membros das comunidades escolares, a abertura teve como ponto alto a palestra “Entre calmarias e correntezas: uma pausa para cuidar do fluxo da vida”, ministrada Vanessa Camillotti que é consultora do Sistema Etapa Público, é pedagoga com especialização em Neuroaprendizagem e Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Acompanhando a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães e a secretária da Família, Bilu Diniz, o prefeito Alex César fez questão de valorizar, em seu discurso, a representatividade da Semana do Bebê no contexto das políticas públicas de sua gestão. “Trabalhamos para cuidar de pessoas e nada é tão fundamental que cuidarmos da primeira infância em Pirapora. Superamos muitos desafios e com muito comprometimento, depois de muitos anos, conquistamos o Selo UNICEF, o que comprova o nosso compromisso com a saúde, a educação, a assistência social e a proteção das nossas crianças e adolescentes. Por tudo isso, a Semana do Bebê, que ganha cada vez mais proporção, é um ato legítimo para o cuidado com todas as famílias piraporenses”.
Tem programação para toda família
Conforme a programação, que já está sendo desenvolvida nas unidades, os pais ou responsáveis das crianças estão inseridos nas dinâmicas de workshops, rodas de conversa, shantala e oficinas. Para os pequenos alunos, estão previstas apresentações culturais, brincadeiras, painéis com exposições e feiras de serviços, dentre outras atividades. Sobretudo, os profissionais da Rede Municipal de Educação também participam de palestras e formações continuadas.