Robótica, TI e empreendedorismo: Escola Dona Rita abre portas para o futuro com o Projeto Ed-Mundo

Publicado em: 5 de setembro de 2025
Publicado por: Jornalista Hebert Vinicius

Nesta semana, foi iniciado mais uma edição do Projeto Ed-Mundo na Escola Dona Rita Santos Braga no Bairro Sagrada Família. Promovido pela parceria da Prefeitura de Pirapora, via Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a Atlas Renewable Energy e Engie em interface com o Instituto The Human Project (THP), a iniciativa viabiliza aos alunos participantes o aprendizado em programação, TI, robótica e empreendedorismo, o que representa um mecanismo de estímulo para a transformação social da comunidade escolar e um ponto de partida para a geração de trabalho e renda.

De acordo com as diretrizes do projeto, nas atividades que serão desenvolvidas são aplicadas duas tecnologias sociais do The Human Project – THP: CLOC (preparar jovens para o mercado de TI e integrar programação às escolas públicas) e Oficina de Negócios (ON, estimulando empreendedorismo, educação financeira e inteligência emocional). Atualmente, esse mesmo projeto também contempla os municípios de Juazeiro/BA, Fortaleza/CE, além de Pirapora, quando teve início em 2024.

Com o suporte da SEMED, os alunos que participaram no ano passado, nesta edição vão aprimorar o conhecimento em robótica, IA, energias renováveis e UX Design, com oficinas transversais e o fortalecimento de reaplicadores — alunos formados que atuarão como instrutores, além de identificar novos parceiros. Nas metas definidas pela parceria, estão previstas, além da formação das turmas do ano passado, abrir novas turmas (incluindo Ensino Fundamental I) e alcançar 70 alunos formados, ampliando alcance, sustentabilidade e escalabilidade do projeto.

Ao avaliar o impacto na comunidade escolar do Bairro Sagrada Família, a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, ressaltou que o Projeto Ed-mundo “trata-se de uma grande oportunidade de inclusão digital para os alunos, que ao trabalhar e vivenciar na prática o universo da inovação tecnológica, vão ampliar suas possibilidades, adquirindo novas habilidades e despertando talentos, que serão fundamentais também para o desenvolvimento do empreendedorismo e da pesquisa”.