Centro de Promoção à Saúde participa da SIPAT da Solarig Brasil com palestras sobre prevenção de ISTs

Publicado em: 21 de agosto de 2025
Publicado por: Kelly Cristina

Na manhã da última quarta-feira (20/08), o Centro de Promoção à Saúde Cristiano Azevedo marcou presença em mais uma edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho –, realizada no parque solar da empresa Solarig Brasil. A atividade fez parte da programação educativa do evento, com foco na saúde e bem-estar dos colaboradores.

A ação teve como destaque a palestra do profissional farmacêutico Flávio Natalício Antônio de Souza, que abordou o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis: Transmissão, Prevenção e Tratamento”. O objetivo foi conscientizar os trabalhadores sobre os riscos, formas de prevenção e tratamento das principais ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de apresentar as tecnologias disponíveis para o enfrentamento dessas doenças.

Durante a apresentação, o palestrante detalhou os principais meios de contágio, e destacou a importância da prevenção como forma mais eficaz de combate às ISTs. Um dos pontos reforçados foi a necessidade da vacinação contra a hepatite B, considerada fundamental para evitar complicações graves como a hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

Também foram abordadas estratégias modernas de prevenção ao HIV, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição),  um medicamento tomado antes da exposição ao vírus, voltado para pessoas com alto risco de infecção, e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), indicada em situações de emergência, após uma situação de risco, com possível contato com o vírus. Ambas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Ministério da Saúde.

A palestra foi encerrada com a recomendação da testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites virais, serviços que também estão disponíveis na rede pública de saúde. Flávio enfatizou ainda que, “apesar dos avanços na prevenção e tratamento, o uso do preservativo continua sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das principais ISTs”, concluiu o farmacêutico.