Secretaria de Saúde promove ações do Abril Lilás e os cuidado com a saúde do homem

Cerca de 100 pessoas estiveram no Centro de Educação Permanente em Saúde -CEPS/Pirapora, no dia 30.04, quarta-feira, das 8h às 12h, em virtude da culminância das atividades do mês de conscientização e combate ao Câncer de Testículo, evento:‘Abril Lilás’, e outras ações de cuidados com a saúde do homem.
O Secretário de Saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe da organização do Abril Lilás. “Estamos felizes com a mobilização deste evento de cuidados com a saúde do homem. Culturalmente o homem costuma cuidar menos da saúde, e para que a gente tenha avanço no combate da doença, é necessário unir esforços para que chegue em mais pessoas, campanhas como essa de conscientização e cuidados com a saúde e o tratamento do câncer de testículo”.
O ponto alto do evento foi a palestra do médico cirurgião e urologista, Dr. Lucas Fraga Corrêa, membro da Sociedade Brasileira de Urologia. O médico iniciou a sua fala explicando o conceito de testículo e para que serve. Também falou sobre os sinais e sintomas, os fatores de risco, e como funciona o acompanhamento regular, desde a questão dos exames e consultas ao médico urologista, o prognóstico, e explicou sobre o tumor que pode acometer o testículo, causando o câncer de testículo. Abordou as questões do tratamento como: a cirurgia, quimioterapia, e a radioterapia. E a respeito da prevenção, falou sobre tabus e desafios. Ele explicou que os pais devem levar os seus filhos ao urologista com 10 anos de idade. “ Os homens devem manter hábitos de vida saudável e cuidar da saúde mental. É importante não ter medo e nem vergonha de conversar com seus filhos sobre os cuidados com a saúde do homem”, disse o médico.
O diretor de Planejamento e Administração da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, Farley Meira, falou sobre a relevância das campanhas educativas da Sesau, e sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como a prática esportiva e a alimentação. Ele também parabenizou o trabalho da equipe de saúde e do secretário. “Parabenizo a equipe do setor de oncologia e o secretário Rafael Lana, que não mede esforços para conseguir recursos para os tratamentos, no sentido de garantir o cuidado com a saúde do homem”, destacou o diretor administrativo da SESAU.
Cleidiane Berto, profissional de educação física, preparou uma ginástica laboral que abrilhantou o evento. Também estiveram presentes a enfermeira Ester Lisboa e Lucas Matheus, com a realização do atendimento individual de Auriculoterapia
O enfermeiro Wagner Nascimento apresentou a palestra: Uma reflexão sobre si mesmo na ótica do cuidado. “Se cuidar é coisa de homem sim, o homem luta para trabalhar e ganhar dinheiro, e depois gasta muito para recuperar a sua saúde. Portanto, temos que buscar a prevenção, pois a falta da saúde impacta em tudo, nos relacionamentos, no setor financeiro, etc. Os cuidados com a saúde do homem envolve muita coisa, como a comodidade, fatores hereditários, hábitos familiares ou sentimentos internos; em muitos casos o homem não quer demonstrar-se vulnerável. Cuidados com a saúde significa atuar antecipadamente para impedir o adoecimento e desfechos indesejados”, concluiu.
Representou a Diretoria de Gestão e Assistência à Saúde, a Ângela Monteiro da Regulação, que falou sobre os cuidados com a saúde do homem e a prestação de serviços da assistência a saúde em Pirapora. Ela também parabenizou a equipe de profissionais e o secretário de saúde Rafael Lana. O diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Mário Cristiano, agradeceu a presença e parabenizou os mobilizadores da SESAU pelo brilhante evento.