Saúde bucal nas escolas de Pirapora

Nesta semana, profissionais do setor da Saúde Bucal da Atenção Primária, estiveram em várias escolas e creches municipais para realizar uma ação com a finalidade de obter o levantamento das necessidades de tratamento odontológico de todos os escolares.
Esta iniciativa tem como principal objetivo, identificar precocemente doenças bucais como a cárie dentária e planejar o atendimento clínico das crianças ao longo do ano, de acordo com as suas necessidades individuais.
A coordenadora e odontóloga Soraya Alves Cardoso destaca, a importância desta abordagem preventiva. “Além de permitir uma atuação mais eficaz na promoção da saúde oral, este trabalho contribui também para a formação de hábitos saudáveis desde a infância, o que é essencial para garantir uma boa saúde bucal ao longo da vida. O levantamento de necessidades odontológicas é uma ferramenta fundamental para conhecer a real situação de saúde bucal da população escolar. Ele permite detectar problemas que, se tratados antecipadamente, evitam complicações futuras e promovem o bem-estar e o rendimento escolar das crianças. Este trabalho só é possível graças à parceria entre a escola, os serviços de saúde e os pais ou responsáveis. Quando estas três frentes atuam de forma conjunta, criam-se condições ideais para cuidar verdadeiramente das crianças, não apenas no aspecto educativo, mas também na sua saúde geral para uma melhor qualidade de vida. Promover a saúde, começa com a prevenção e não há melhor lugar para esta ação coletiva do que na escola”, disse.