Projeto Sócio Educar é lançado em Pirapora

Publicado em: 6 de abril de 2017

Na tarde do dia 04/04, foi lançado, oficialmente, o Projeto Sócio Educar. Trata-se de uma ação inovadora, na qual somente o sul do país possui essa implantação. O lançamento, junto a apresentação do projeto aconteceu no Centro de Educação Permanente, em Pirapora, e contou com a presença de dezenas de profissionais de assistência social, educação, empresários, políticos e sociedade civil.

A professora e assistente social, Eva Cláudia Franco Neres, em sua apresentação, informou que “o Projeto Sócio Educar tem o objetivo de articular a rede de atendimento e escolar municipal, a fim de atender os alunos das escolas públicas, que não desenvolveram as habilidades educacionais propostas pelas metas e programa. Daqui seis meses, apresentaremos dados da conjuntura do projeto, com números e gráficos. Acreditamos que será uma resposta positiva”.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, “os desafios precisam ser superados. A realidade atualé que nossos alunos merecem esse suporte. Esse compartilhamento com o projeto vai tornar mais eficaz a ação dos professores. Isso é um sonho nosso, enquanto educadores. Esse projeto é um presente logo no início da administração para toda a rede de educação”.

A secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, explicou que “vários são os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e a Escola não tem hoje um profissional técnico que possa ajudar a minimizar esses fatores.Por isso elaboramos, em parceria com a secretaria de Educação,esse projeto. A partir de agora, as Escolas contarão com o apoio de uma equipe técnica formada por assistente social, pedagogo e administrativo que estarão nas Instituições de Ensino para ouvir o professor e acompanhar o aluno, sua família, fazendo as intervenções e encaminhamentos necessários. É essa equipe que apresentar para todos o projeto a ser implementado”, frisou.

Ela concluiu dizendo que “nesse primeiro momento, escolhemos uma escola piloto, levando em consideração seus resultados, localização e realidade do seu território escolar”.

A prefeita de Pirapora, Marcella Machado Ribas Fonseca, falou sobre a importância de viabilizar o projeto no município e que apoia e acredita na iniciativa. “O projeto está em boas mãos, essas crianças e adolescentes realmente precisam desse apoio na vida escolar. É nossa filosofia cuidar das famílias de Pirapora e esse projeto vem, justamente, acrescentar valor ao cotidiano escolar da nossa gente. Parabenizo todas as secretarias envolvidas e, principalmente, os profissionais que, diretamente, idealizaram e vão contribuir com a qualidade de vida e de ensino do nosso povo”.