Prefeitura de Pirapora fortalece a Educação Étnico-Racial com formações e ações estruturadas na Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em conformidade com o plano de ações que efetiva a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), segue executando atividades essenciais para o combate das desigualdades étnico-raciais e do racismo na Rede Municipal de Ensino.
Nesta semana, docentes do Ensino Infantil e Fundamental estão participando da Formação Étnico-Racial no Contexto Escolar para a aplicação nos ambientes escolares, fundamentado em dois dos 7 Eixos específicos do Plano de Ação: 3 – Formação dos Profissionais da Educação e 7 – Difusão de Saberes.
Agente local do PNEERQ/SEMED, o professor Samuel da Silva explica que além das formações, da elaboração de materiais didáticos, de pesquisas e mapeamentos, mesas redondas e da revisão literária, a SEMED está engajada também no desenvolvimento de um protocolo de enfrentamento ao racismo e na criação legislativa do Núcleo de Estudos e Promoção da Igualdade Racial (NEPIR).
“Tem sido um trabalho intersetorial, com ações muito bem estruturadas e contínuas para atendermos todos os eixos do Plano de Ação que elaboramos neste ano. A PNEERQ em Pirapora tem um significado ainda mais especial por toda a formação histórica do município e a identidade afrobarranqueira tão marcante nas comunidades escolares”. Analisou a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães.