Inclusão em Libras: educação bilíngue conecta alunos e fortalece vínculos em Pirapora

A Campanha Setembro Azul, a qual dá ênfase na conscientização, na valorização e na defesa dos direitos, da cultura e da identidade da comunidade surda no Brasil, foi desenvolvida na Rede Municipal de Pirapora, nas últimas semanas. A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem buscado a cada ano destacar a importância da educação bilíngue para a comunidade surda.
Um dos exemplos é a Escola Municipal Dona Rita Santos Braga, no Bairro Sagrada Família, a qual iniciou o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os alunos do 6º ao 9º ano. Para a direção da escola, essa iniciativa se tornou uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem uma nova língua, desenvolvendo também o senso de inclusão e acolhimento das pessoas surdas. O curso, ministrado pela professora intérprete Martha Canaã, está sendo realizado no contraturno, nas segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h.
Neste ambiente e cultura que está sendo desenvolvida na escola, a aluna Ana Clara do 6º Ano do Ensino Fundamental, diagnosticada com deficiência auditiva severa, tem demonstrado uma maior conexão, senso de pertencimento e fortalecimento de vínculos com a sua turma e colegas de outras turmas, que fizeram questão de participar do curso de Libras.
Para a diretora da unidade, Lílian Costa, “graças ao brilhante trabalho da intérprete Martha Canaã, a língua de sinais representa uma ferramenta incrível que nos permite conectar e incluir pessoas surdas em nossa comunidade. A nossa aluna Ana Clara é uma grande inspiração para todos nós. É ótimo saber que nossa escola está valorizando a diversidade e promovendo a inclusão”. Analisou a dirigente escolar.