Oficinas do Procon Mirim foram iniciadas na Educação em Tempo Integral de Pirapora

O Projeto Educação em Tempo Integral (PETI), promovido pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), segue avançando e ampliando sua importância na formação cidadã dos alunos das Escolas Municipais Coeli Ribas e Nossa Senhora Aparecida. Foram iniciadas, nesta semana, as oficinas do Procon Mirim que vão utilizar a criatividade para estimular o interesse sobre os direitos e deveres do consumidor, para cultuar atitudes e hábitos de consumo mais consciente nas crianças e nas comunidades escolares que estão inseridas.
Conforme a SEMED, a parceria firmada com o Procon Regional de Pirapora, Ministério Público e Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), tornou-se mais uma atuação intersetorial de apoio ao PETI. Neste sentido, serão utilizados métodos pedagógicos e lúdicos que vão abordar os conteúdos preparados, com a produção de textos, poesias, contos e ficção.
Destacando a formação crítica das crianças e a escola como um espaço para a preparação para a vida em sociedade, a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, entende que “ao conhecer seus direitos e deveres como consumidores, os alunos vão desenvolver autonomia e responsabilidade em suas escolhas cotidianas. Esse aprendizado fortalece a noção de cidadania e estimula o pensamento ético frente às relações de consumo. Além disso, promove o diálogo sobre temas atuais, como consumo sustentável e uso responsável do dinheiro”.