Seja o farol na vida de alguém

A Secretaria de Saúde de Pirapora promove ações do Setembro Amarelo destacando a importância da valorização da vida. Neste dia 10 de setembro, que é o “Dia Mundial de Prevenção e Cuidado”, os profissionais de Saúde Mental e Atenção Primária à Saúde fizeram uma panfletagem nos sinais: da Gerência Regional de Saúde, e também na Avenida Brasil, a partir das 7h30min.
Segundo a coordenadora do Capij, Paulielly Glória dos Santos, foram realizadas atividades com o tema, nas salas de espera das UBS e nos CAPS.
“Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio”, explicou a coordenadora da Saúde Mental Giselle Carneiro. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Se precisar de ajuda ligue: 188.
No dia 11 de setembro, às 19h, aconteceu a mobilização na ferinha da mulher empreendedora. Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.