Centro de Saúde da Mulher promove ações e incentiva a Amamentação

Publicado em: 1 de setembro de 2025
Publicado por: Kelly Cristina

A amamentação é um ato de amor e cuidado que fortalece o laço entre mãe e filho, e garante inúmeros benefícios para a saúde do bebê. No último sábado, às 15h, o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebeu o evento: Mamaço, realizado pela Secretaria de Saúde de Pirapora, por meio do Centro de Saúde da Mulher, um encontro que celebra o Agosto Dourado.

Entre os benefícios do leite materno estão: os nutricionais, pois é capaz de oferecer um nutrição completa, e proteção contra doenças: diarreias, infecções respiratórias, alergias e anemia; também reduz o risco de doenças crônicas como: Diabetes e Hipertensão; contribuindo para um melhor desenvolvimento do cérebro e da capacidade cognitiva do bebê.

O Aleitamento Materno também traz inúmeros benefícios para a mãe, pois ajuda na recuperação pós parto; prevenção de hemorragias e  protege contra o câncer de mama e ovário.

Além desses benefícios, o Aleitamento Materno também contribui para o meio ambiente, uma vez que é um alimento natural e sustentável que não gera resíduos à natureza.

O evento foi realizado no jardim do Centro de Convenções, buscando estimular ambientes favoráveis e acolhedores à amamentação, para que as mães não se sintam desamparadas, e não desistam de amamentar.

Outras  ações foram feitas em algumas unidades de saúde de Pirapora, para gestantes e puérperas, pela enfermeira e consultora em amamentação, Lucy Sobieski.

Seguindo o cronograma, também foram realizadas palestras durante o mês. No dia 21, aconteceu a palestra na unidade de saúde Eustáquio de Queiroz no bairro Industrial, às 14h, e no dia 26/08, às 14h, foi a vez do PSF Santo Antônio. Também no dia 29 de agosto, às 7h, foi realizada uma palestra no Centro de Saúde da Mulher.

A cor “Dourada” se justifica pelo padrão ouro de qualidade do leite Materno como melhor alimento para os bebês de forma exclusiva, de 0 à 6 meses, podendo ser oferecido como complemento até os dois anos de vida ou mais.