SEMED se mobiliza pela PNEERQ na Rede Municipal de Ensino

Comprometida com o processo de implementação de ações e boas práticas para o combate das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora (SEMED) promoveu um encontro entre as diretorias da pasta, na última quinta-feira (07/08).
Dentre as pautas discutidas e trabalhadas, a prioridade foi a elaboração do Plano de Ação, para o segundo semestre, fundamentado na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito de ensino municipal.
De acordo com o agente local do PNEERQ/SEMED, Professor Samuel da Silva, o público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, para uma abrangência geral de toda a comunidade escolar. Para isso, o programa tem eixos específicos, que serão trabalhados com formações, materiais didáticos e demais mecanismos para a difusão de saberes e erradicação do racismo na educação.
Para a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães, “a promoção da educação antirracista está a serviço da justiça social e reafirma os valores históricos e culturais de Pirapora, sobretudo, em se tratando das nossas vivências como povo barranqueiro e com raízes afrodescendentes e indígenas. Com o respaldo da gestão, as propostas da PNEERQ serão difundidas com a colaboração intersetorial do Poder Público e de toda a sociedade civil”. Frisou a secretária.