Transformando a Assistência com Conhecimento e Proximidade

Publicado em: 22 de julho de 2025
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretária de Saúde realizou no dia 02 de julho de 2025, uma visita ao município de Lassance com o objetivo de ampliar o acesso ao cuidado de pacientes ostomizados que enfrentam dificuldades de locomoção. Durante o período da manhã, foram realizados atendimentos domiciliares, proporcionando assistência direta e humanizada aos usuários que, por limitações físicas, não conseguem se deslocar até os serviços especializados.

Já no período da tarde, a equipe aproveitou a oportunidade para promover um treinamento e capacitação para os profissionais da rede de saúde local, visando fortalecer os conhecimentos técnicos e práticos relacionados à assistência a pacientes ostomizados. A capacitação incluiu uma abordagem teórica, sobre conceitos e protocolos atualizados, e uma parte prática, na qual os participantes puderam manusear os dispositivos coletores e aprimorar técnicas de cuidado.

A ação contou com a atuação da enfermeira Lucy Sobieski e da técnica de enfermagem Adriana Melo, com o importante apoio da referência técnica do município de Lassance, Eloise Azevedo, responsável pela organização do atendimento e do treinamento. Ressalta-se, ainda, a colaboração dos setores de transporte dos municípios de Pirapora e Lassance, que viabilizaram a logística da atividade.

Outra visita importante foi no dia 18 de julho de 2025, com atendimento aos pacientes ostomizados no município de Várzea da Palma. Estes usuários, que normalmente são acompanhados em Pirapora, receberam atendimento em sua cidade devido às condições clínicas mais delicadas e dificuldades de deslocamento. A ação teve como intuito, além de prestar assistência direta, proporcionar um momento de prática às equipes locais, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da assistência prestada a esse público.

Essas iniciativas reforçam o compromisso do SASPO em levar um cuidado mais acessível, qualificado e humanizado aos usuários ostomizados da região.