Projeto Gerando Cidadão foi lançado no Bairro Santa Mariana

Mais uma iniciativa com a parceria da Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), o Projeto Gerando Cidadão foi lançado oficialmente no final da tarde da última terça-feira (15/07), em solenidade realizada na Quadra Poliesportiva do Bairro Santa Mariana.
Demonstrando o respaldo que a gestão dará ao projeto, o prefeito Alex César, o vice-prefeito Maurisim e os secretários de Governo, Hélio Júnior e de Esporte, Alan Gitirana, estiveram presentes e formaram a mesa de honra, que também contou com o presidente da Fundação Hospitalar Moisés Magalhães, Paulo Rogério Silveira e o vereador Fabiano Soares, que representou o Poder Legislativo.
Ao abrir os discursos, o coordenador do projeto, Sirley Rodrigues, destacou a pretensão do trabalho que será desenvolvido. “Nosso principal objetivo é usar o esporte como mecanismo para condicionar a formação cidadã das crianças e adolescentes, prevenindo também as situações de risco ou de vulnerabilidade social”. Explicou o profissional.
O secretário de Esporte, Alan Gitirana, destacou o fortalecimento de políticas públicas para a juventude piraporense, que têm gerado oportunidades. “Assim como temos desenvolvido inúmeras ações e atividades esportivas para os nossos jovens, nesses últimos anos, esse projeto representará mais uma porta para a juventude de toda a comunidade em torno do Bairro Santa Mariana”.
Em seu pronunciamento, o prefeito Alex César valorizou todos os esforços e as parcerias feitas em prol do desenvolvimento social no município. “Quero agradecer a todas as empresas que estão apoiando essa iniciativa. Nessa quadra em que estamos, fizemos um investimento histórico para também proporcionar esse tipo de mobilização. Tenho certeza que este projeto que se inicia aqui no Santa Mariana, será uma referência importante para outros núcleos em Pirapora”. Projetou o chefe do Poder Executivo.
Dezenas de crianças serão beneficiadas com o projeto
Conforme as diretrizes do Gerando Cidadão, o projeto vai promover ações com as ações esportivas e culturais, para o desenvolvimento de capacidades dos adolescentes, bem como o fortalecimento de vínculos. Neste sentido, serão ofertadas aulas nas modalidades futsal e handebol duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada aula, com lanche após as aulas e acompanhamento psicológico para os alunos e seus responsáveis.
Dentre as metas está o atendimento de 40 crianças que moram nos bairros Santa Mariana, São Geraldo e Cícero Passos com aulas de futsal e handebol, palestras com temáticas preventivas para combater o uso de drogas, a criminalidade e a preservação do meio ambiente. Serão promovidos ainda passeios, apresentações artísticas e culturais e ofertadas bolsas de estudos, graças às empresas parceiras: Grupo Center Data, Sistel, Ultranetwifi, Hotel Mundial, Construai, Rebratex e Barranqueiro Esportes.