Pirapora realiza a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social

Publicado em: 14 de julho de 2025
Publicado por: Anna Carolina Palma

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 9 e 10 de julho a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e o lema “Construindo com união, protegendo com ação e resistindo com determinação”, do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS/MG), o evento teve como objetivo avaliar a política de assistência social no município, discutir seus desafios e avanços, e propor diretrizes para seu fortalecimento.

A conferência foi aberta oficialmente no dia 9 de julho e contou com a presença de autoridades como o prefeito Alex Cesar, a secretária da SEFAM, Bilu Diniz, a presidente do CMAS, Jacyranna Siqueira e o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão. A abertura também foi marcada por uma apresentação teatral da artista Elaine Gardel, que encantou o público com uma reflexão artística sobre os direitos sociais.

A Palestra Magna foi ministrada por André Quintão, que destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), classificando-o como um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer o sistema, valorizando seus trabalhadores e promovendo a inclusão social com equidade e dignidade.

Em sua fala, o prefeito Alex Cesar reforçou o compromisso da gestão com as políticas sociais, afirmando que “a assistência social é feita para cuidar de quem mais precisa. Quem não apoia essa política é porque nunca precisou ou não compreende sua importância”.

O segundo dia do evento foi dedicado aos grupos de trabalho, onde os participantes discutiram e elaboraram propostas voltadas ao aprimoramento da política de assistência social no município. Ao final, as propostas foram votadas e aprovadas, com eleição de seis delegados para a Conferência Estadual. Representando mais um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.