Pirapora passa a oferecer o tratamento de quimioterapia

Publicado em: 25 de junho de 2025
Publicado por: Kelly Cristina

Em Pirapora, MG, a Secretaria de Saúde anunciou que firmou parceria com hospital Dilson Godinho para ofertar na extensão em Pirapora, o tratamento de quimioterapia venosa e oral, hormônio terapia e imunoterapia, aos pacientes oncológicos atendidos pela rede municipal de saúde. O serviço começou a operar, e a novidade representa uma grande conquista para a cidade, é o que diz o secretário de Saúde de Pirapora, Rafael Lana.

“O tratamento contra o câncer feito em Pirapora, é realmente uma das maiores conquistas da Secretaria de Saúde nos últimos anos em nossa região. Escolhemos o hospital Dilson Godinho, pelo brilhante trabalho e parceria de alto nível nesse tratamento. Hoje, ainda temos a consulta feita em Montes Claros, mas estamos avançando para melhorar cada vez mais a prestação desse atendimento”, diz Rafael Lana.

“Nós atendemos consultas de retorno, alta suspeição, consulta especializada e primeira consultas”, explicou a coordenadora e enfermeira da Oncologia, Carolliny Pimenta Faria Galvão.

Em entrevista na rádio 98Fm, no dia 25 de junho, o secretário de saúde destacou quem está a frente dessa conquista, “muitas ações de saúde temos feito a favor de Pirapora, houve um fluxo enorme para chegarmos a um bom resultado, eu quero fazer jus ao Conselho Municipal de Saúde de Pirapora, pelo entendimento da necessidade, agradeço a Câmara em nome do Itamar do Cordeiro e da Shirley vereadora, ao João Carlos do CEAE, pois foi uma luta que teve um excelente time, e ótimo resultado. Cumprimos criteriosamente todos os prazos, agradeço muito a Lucimar e ao Paulo, da fundação, e a Priscila do setor oncológico da Sesau, pois graças a Deus deu tudo certo.

“A quimioterapia é uma conquista importante. É uma ação pioneira na região macro-norte, regida pelas unidades de alta complexidade de oncologia, a Santa Casa e o Dilson Godinho, e este foi escolhido pela experiência exitosa no trabalho da hemodiálise, foram investidos recursos da ordem de R$ 3 milhoes para esse resultado. O grande desafio é gerir os recursos, então, primeiro providenciamos uma Casa de Apoio para diminuir as viagens dos pacientes, isso facilita muito o tratamento, então se o tratamento vai ser direcionado para a quimioterapia, a nossa Extensão de Oncologia do Dilson Godinho em Pirapora já está apta para receber os pacientes. Abriu-se uma nova porta. Hoje a primeira consulta ainda precisa ser feita pelo atendimento na sede do hospital em Montes Claros, onde o paciente recebe avaliação e a definição do tratamento. O serviço de oncologia vai determinar quem irá fazer a quimioterapia em Pirapora, de acordo com a necessidade, e a sua condição clínica. Muita coisa mudou, por exemplo, antes o paciente precisava ir em Montes Claros para buscar a medicação, hoje o medicamento já vem para a farmácia, na própria extensão. A questão da celeridade e o acomodamento é fundamental, e o prefeito tem investido para a realização desses exames e entrega de resultados em 30 dias, e já conseguimos reduzir para 15 dias a entrega de exames”, garantiu.

Priscila Miranda falou sobre a porta de entrada, “O paciente é encaminhado e avaliado na Atenção Primária à Saúde de Pirapora (UBS), ou pelo serviço especializado como o CEAE ou hospital, depois ele passará em uma avaliação na Oncologia, vai levar o encaminhamento via TFD/Secretaria de Saúde para a gente autorizar, e encaminhar para consulta em Montes Claros. Assim que eles recebem o paciente, vão encaminhar para o Dilson Godinho ou para a Santa Casa, depende do caso, e da condição clínica do paciente”, explicou a coordenadora do setor de Oncologia da SESAU, Priscila Miranda.